Ceará

Literatura

Primeiro romance de Lima Barreto é relançado no Ceará

O evento aconteceu na Universidade Federal do Cariri

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
Edição de relançamento do romance de Lima Barreto
Edição de relançamento do romance de Lima Barreto - Rodolfo Santana

Em comemoração ao mês do professor e da professora, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Ceará (Adufc-Sindicato) em parceria com a editora Expressão Popular, realizaram no Cariri o relançamento do livro Recordações do Escrivão Isaías Caminha, do escritor Lima Barreto. O evento aconteceu na Universidade Federal do Cariri, na tarde de quinta-feira (24). 

“Criei-me fora de minha sociedade”
Publicado pela primeira vez em 1909, Recordações do Escrivão Isaías Caminha é o primeiro romance de Lima Barreto. Ainda atual, o livro conta como o racismo estrutural da época barrou as oportunidades de ascensão intelectual e social de Isaías, que narra sua vida pela escrita do autor. Enquanto jovem, o escrivão sonhava em conseguir uma formação universitária, sendo sumariamente frustrado pela sociedade que o oprimiu por ser negro e de origem humilde. “É importante acompanhar a história de Isaías para que a gente não retroceda nos passos que a universidade deu. Precisamos saber que a universidade elitizada é uma barreira para os sonhos da juventude negra.” falou Irenísia de Oliveira, Professora do departamento de Letras da UFC e vice-presidenta da Adufc, que escreve o prefácio da edição de relançamento do romance. 


Expressão Popular
Em 2019 a editora completa seus 20 anos de existência. Carlos Bellé, representante da editora esteve presente no evento, falando sobre a importância da editora para a formação política de militantes, característica que Expressão Popular carrega em toda a sua história, mantendo ainda uma produção de livros acessíveis para todas e todos. A professora do departamento de história da UFC, Adelaide Gonçalves, vê a Expressão Popular “como uma grande aliada do campo popular na batalha das ideias. Ela nos presenteou com essa leitura indispensável do nosso grande pensador brasileiro, Lima Barreto” conta. Cada professor e professora foi presenteado com um volume do livro. A editora disponibiliza para venda em seu site algumas edições do relançamento da obra. Também no site, leitores podem fazer parte do Clube do Livro, acessando obras mensais por meio de assinaturas.  
 

Edição: Monyse Ravena