Pernambuco

LIBERDADE

Ato na terra natal de Lula e barqueata no Recife comemoram 74 anos do ex-presidente

Atividades também foram realizadas em outros municípios pernambucanos

Recife (PE) |
Moradores de Caetés, movimentos populares e militantes de partidos participaram da confraternização
Moradores de Caetés, movimentos populares e militantes de partidos participaram da confraternização - MST

Neste domingo (27), é comemorado oficialmente os 74 anos do ex-presidente Lula da Silva, atualmente preso político em Curitiba (PR). Natural de Pernambuco, foram realizadas celebrações em diversos municípios do estado.

No município de Caetés, no agreste de Pernambuco, onde nasceu o ex-presidente, moradores da região, militantes de movimentos populares e partidos políticos se reuniram na antiga casa onde Lula viveu na infância. 

A programação no município teve início às 8h, com um café da manhã solidário. Durante as comemorações, foi cortado o bolo de parabéns, comemorando os 74 anos de vida do ex-presidente.

De acordo com Jaime Amorim, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que participou do ato em Caetés, “aqui nasceu uma estrela que teve como tarefa fundamental guiar o povo brasileiro na longa caminhada”. 

“Eles encarceraram Lula, mas não conseguem encarcerar a esperança e impedir que Lula continue falando em nome de tantas pessoas. É a vontade dos brasileiros que vai fazer com que o Poder Judiciário se curve diante do povo e coloque Lula a serviço da reconstrução desse país”, declarou o dirigente do MST em pronunciamento durante a celebração. 

RMR

Na capital pernambucana, a data também não passou despercebida e foram realizadas confraternizações que abusaram da criatividade na hora de comemorar. 

Logo pela manhã, recifenses tomaram os caminhos das águas do rio Capibaribe, que cruza a cidade, e realizaram a Barqueta Lula Livre, a partir das 8h, navegando em homenagem ao aniversariante. Às margens do rio, foram realizados bandeiraços em diversas pontes de grande movimento na cidade. O destino final do passeio de barco foi o Armazém do Campo, no centro da cidade.

Ainda no Recife, ciclistas aproveitaram o domingo ensolarado para comemorar com o Pedal Lula Livre. A ação dos ciclistas teve início às 9h, no Parque da Jaqueira. As ações na capital contaram com diversas programações, inclusive mais um parabéns com corte de bolo, no Marco Zero, ponto turístico da cidade.

Nas ladeiras olindenses, a festa contou com clima de Carnaval. Isto porque já começaram as prévias da folia do ano que vem. O bloco “Parabéns Presidente” teve concentração às 14h, no bar Barrio Varadouro, e arrastou brincantes.

Ainda na região metropolitana do Recife, teve comemoração na Praça Camaragibe.

Edição: Monyse Ravena