Ceará

CBA

Congresso Brasileiro de Agroecologia será realizado em Sergipe

O encontro tem o tema “Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na democratização dos Sistemas Agroalimentares”

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |

Ouça o áudio:

Mulheres camponesas participam do X Congresso Brasileiro de Agroecologia
Mulheres camponesas participam do X Congresso Brasileiro de Agroecologia - MMC

Com a sua realização entre os dias 4 a 7 de novembro de 2019, o congresso será realizado na Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus São Cristóvão, com o lema “Ecologia de Saberes: Ciência, Cultura e Arte na Democratização dos Sistemas Agroalimentares”. O conceito de “Ecologia de Saberes” está relacionado à proposta de diálogo entre diferentes conhecimentos que podem ser considerados essenciais para o avanço de lutas sociais, a exemplo da busca pela soberania alimentar. Uma outra perspectiva de ciência, pautada na construção coletiva do conhecimento, que escuta seus diferentes sujeitos.

Teia da vida

Com a presença cada vez mais marcante de agricultoras, estudantes e representantes dos povos e comunidades tradicionais, ao todo, foram inscritos 2.800 trabalhos, entre resumos expandidos e relatos de experiências técnicas e populares, que serão apresentados nos “Tapiris de Saberes”, ambiente de diálogo preparado especialmente para garantir a Ecologia de Saberes que estampa o lema do CBA. A estimativa é de que cerca de quatro mil pessoas de todo o país participem do congresso.

Todas as informações referentes ao XI CBA podem ser encontradas no site oficial do congresso: www.cbagroecologia.org.br

Alimentação sem veneno
No Espaço Território da Alimentação, no XI Congresso Brasileiro de Agroecologia (CBA), uma rede de cerca de 40 famílias sergipanas de agricultoras e agricultores camponeses fornecerá nove toneladas de alimentos que serão utilizados na preparação dos cafés da manhã, almoços e jantares ofertados durante os quatro dias do CBA.
Para compor um cardápio nutricionalmente equilibrado, os agricultores fornecerão ovos, queijo, leite, feijão, arroz, hortaliças, verduras, carnes, entre outros. O cardápio, que também contará com opção vegana, foi pensado depois do levantamento do que é produzido pela agricultura familiar camponesa sergipana, junto às famílias fornecedoras. O preço de venda dos alimentos foi definido de maneira coletiva pelas próprias famílias agricultoras, integrantes da rede de produção e fornecimento.
Em torno de 50% dessas refeições serão comercializadas. Os outros 50% das refeições serão destinadas às pessoas voluntárias e convidadas, com direcionamento especial às agricultoras e aos agricultores que estarão participando do congresso. 
 

Edição: Monyse Ravena