Resistência

Qual é o bairro: Mãe Luiza (RN)

Moradores fugidos da seca do interior encontraram na região uma comunidade forte, solidária e resistente

Brasil de Fato | Natal (RN) |
Do alto do morro, é possível ver boa parte do litoral, o que é motivo de disputas e interesses imobiliários
Do alto do morro, é possível ver boa parte do litoral, o que é motivo de disputas e interesses imobiliários - Canindé Soares

Mãe Luíza é um bairro popular localizado numa área privilegiada, na zona leste de Natal, entre Areia Preta e Petrópolis, bairros nobres da cidade. Definido como bairro em 1958 pelo Prefeito Djalma Maranhão, a comunidade já fora conhecida por Monte do Bode e também por Novo Mundo. Seu atual nome remete à força e nobreza de espírito de uma mulher chamada Luíza, parteira da comunidade e porteira do Farol de Natal, que hoje também recebe seu nome. O Farol de Mãe Luíza, cartão postal do bairro, foi inaugurado em 1951 com a função de iluminar a chegada das embarcações na cidade.
Durante os anos 60 e 70, por meio da organização popular, incentivada pelo pároco local, padre Sabino, a comunidade conseguiu efetivar e pressionar por estruturas públicas como a implantação da rede de energia elétrica e água encanada, melhorando a vida de seus moradores. Do alto do morro, é possível ver boa parte do litoral, o que é motivo de disputas e interesses imobiliários. Seus primeiros moradores, vindos do interior, muitos fugidos da seca, encontraram nas dunas a base para a construção de uma comunidade forte, solidária e que resiste às pressões dos mais poderosos.

Edição: Isadora Morena