Responsável pela sensação de prazer, a aveia pode melhorar o humor

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Alimento é Saúde

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A aveia auxilia na resposta glicêmica e nos níveis de insulina, então ela ajuda a prevenir o diabetes / Reprodução
O cereal também tem grande concentração de proteínas e boas doses de vitamina E

Velha conhecida daqueles que adoram um mingauzinho, a aveia é muito famosa por ser rica em fibras. Como é o caso da poderosa betaglucana, que reduz a absorção do colesterol presente na nossa dieta, e ainda dificulta que o próprio organismo produza essa gordura.

Por conta dessa característica, a aveia foi um dos primeiros alimentos a ser chamado de funcional. Outro benefício desse cereal é que ele pode ajudar quem quer emagrecer, como explica a nutricionista Cíntia Carneiro Soares: "A aveia também, a fibra solúvel presente nela aumenta a viscosidade do bolo alimentar, o que acontece? Ela retarda o esvaziamento gástrico, prolongando a sensação de saciedade”.

Para ajudar no controle do peso, você pode consumir o alimento junto com saladas de frutas ou em iogurtes no café da manhã. Cíntia Soares também fala, que quem consome aveia com frequência tem menos chances de contrair diabetes.

“Outra função importante também da aveia, é que ela auxilia na resposta glicêmica e nos níveis de insulina, então ela ajuda a prevenir o diabetes”.

Mesmo quem já sofre com a doença pode incluir a aveia na sua alimentação, pois ela evita os temidos picos de glicemia. A nutricionista ainda destaca outro benefício do cereal, dessa vez, para quem anda deprimido.

“Uma coisa que é legal sobre a aveia é que, por ela conter uma boa quantidade de magnésio e de vitaminas do complexo B, ela auxilia na prevenção da depressão. Então, ela é bem interessante para casos de depressão e para a prevenção. Ela aumenta os níveis de serotonina do corpo, que é o neurotransmissor responsável pela sensação de prazer, então melhora esse humor da pessoa”.

Além das fibras, das vitaminas do complexo B e do magnésio, o cereal também tem grande concentração de proteínas e boas doses de vitamina E, que age como antioxidante. O zinco, responsável por afastar os radicais livres do nosso corpo e o silício, que ajuda a fortalecer cabelos e unhas também estão presentes no alimento.

Você encontra a aveia em diferentes versões, que podem ser utilizadas de diversas maneiras.Tem em flocos, que vai bem em sopas, mingaus e tortas. Já o farelo, que concentra uma maior quantidade de fibras, pode ser utilizado em massas de pães e bolos.

Edição: Julia Rohden