Minas Gerais

Coluna

Não existe meia democracia

Imagem de perfil do Colunistaesd
"O presidente brasileiro tem sido considerado um estorvo em seu próprio campo"
"O presidente brasileiro tem sido considerado um estorvo em seu próprio campo" - Antonio Cruz/Agencia Brasil
Sentimento antipolítica e antiesquerda foi usado para garantir agenda neoliberal

A aprovação entusiasmada do pacote econômico de Paulo Guedes por parte da mídia empresarial evidencia a raiz da miopia que tomou conta do país. A chamada imprensa comercial foi capaz de dar férias à sua indignação em relação aos ataques destemperados que vinha sofrendo do presidente Bolsonaro, para soltar editoriais de celebração e convocar os totens do mercado de sempre para passar pano para o ministro.  Foi uma festa, uma celebração à subserviência.

Há uma história por trás dessa aparente esquizofrenia ou dupla personalidade política dos meios de comunicação, que por vezes rosna na pauta dos costumes para depois ganir sabuja na economia. O diagnóstico serve para a imprensa corporativa, mas não apenas a ela. Impulsionados pelo ódio ao povo, pelo sonho de retomar o poder que sempre garantiu privilégios históricos e pelo projeto de destruir o estado brasileiro em sua vertente social, criou-se a fantasia composta de um monstro de duas caras. Ambas odiosas.

De um lado, a face da ignorância, da violência e da barbárie, ancorada no negacionismo absoluto de todos os valores de civilização: o conhecimento, a cultura, a tolerância. É o lado do rosto que mostra sua estupidez a cada dia, na retomada da censura, no ataque à imprensa livre, na perseguição da cultura, no rompimento de laços históricos com parceiros na região, na defesa de agendas atrasadas em valores morais e comportamentais.

Este campo vem sendo tocado por um time inacreditável de pessoas despreparadas em termos intelectuais e éticos, que são tomados por vezes pelo lado patético de sua expressão, naturalizando como excentricidades o que são perigosos atos de desvario. Entre as atitudes do grupo estão ações destrutivas que vêm ocorrendo no campo da educação, da cultura, da ciência e tecnologia, das relações internacionais, do meio ambiente, do respeito aos povos originários, das políticas de inclusão e dos direitos humanos.

Uma agenda da vergonha para uso interno – mesmo entre conservadores racionais, que se recolhem constrangidos – e externo, o que vem isolando o país inclusive no seio da própria direita. Afinal, uma coisa é ser conservador de carteirinha, outra é defender o retorno da ditadura como solução política e enaltecer torturadores. O presidente brasileiro tem sido considerado um estorvo em seu próprio campo, incomodando aliados que se esquivam de seu dedo podre, que pode comprometê-los em seus países e disputas eleitorais.  

Do outro lado, o governo expõe sua face autodefinida como moderna, que aposta nos mecanismos liberais de mercado e seus satélites sociais inimigos da solidariedade, com a extinção de direitos de toda ordem. Foi investindo neste setor que o pacto para eleição do presidente se armou. Em outras palavras, enquanto se toleravam abusos no chamado campo dos costumes – na verdade uma agenda regressiva perigosa – o setor rentista nacional e internacional retomava sua posição no comando da economia.

Davam-se alguns anéis da liberdade pessoal (que certamente não chegaria a incomodar setores mais abastados, preservados em seus muros e pouco afeitos ao moralismo) para garantir a agenda econômica da desregulamentação, da extinção dos direitos trabalhistas e da desnacionalização de setores estratégicos. De baciada, recuperavam-se até mesmo as mais atrasadas pautas de setores como a mineração (ou, em escala mais “miliciana”, os garimpos) e os bandeirantes da soja e do gado, abrindo as fronteiras das florestas tropicais e de áreas de preservação.

A má fé por trás dessa dicotomia é clara: o sentimento popular antipolítica, sobretudo antiesquerda, foi utilizado como instrumento eleitoral, principalmente pela narrativa convencional da imprensa familiar, para garantir que a agenda econômica prosperasse. Bolsonaro, Damares, Ernesto, Ricardo e Abraham, entre outros – incluindo-se aí generais de pijamas – eram apenas um biombo para interesses maiores que a soma da estupidez de cada um deles. Algo que seria, com o tempo, soterrado pela lama dos interesses do mercado.

Mas o tiro mascou na hora e vez do projeto econômico. O lado violento do autoritarismo mostrou que democracia não se separa em fatias. Vem tudo no mesmo pacote. Para dar conta das propostas de Paulo Guedes, é preciso não apenas comungar como o lado sombrio da força bolsonarista, mas elevá-la a plano soberano. O conjunto de medidas econômicas anunciado pelo ministro só é possível nos limites dados por um governo autoritário em sua origem. A inspiração de Guedes, como se sabe, vem do período ditatorial chileno sob Pinochet. A ditadura não é um problema, é uma condição.

O projeto, elogiado pela mídia hegemônica de forma quase incontida, não esconde seu propósito. Vai reduzir gastos sociais, acabar com vinculação específica de recursos na saúde e educação, desvalorizar os serviços públicos, congelar – a até mesmo reduzir – salários. Acaba ainda com fundos públicos destinados a políticas estratégicas para fortalecer o caixa do pagamento da dívida. Com a retórica da economia de gastos, tira dos serviços essenciais para garantir o pagamento superávit para honrar o carnê de serviços financeiros.

O superministro pode até contar com a torcida do mercado e a conivência da mídia, mas só leva adiante seu programa se agradar deputados e senadores. Para isso joga algumas moedas de troca, como a fingida defesa da extinção de pequenos municípios que são base eleitoral dos parlamentares, e a promessa de recursos para emendas. O pacote, no entanto, é em sua essência recessivo, privatista, não distributivo, regressivo, concentrador e financista. Em outras palavras, um espelho de tudo que o governo sinaliza em sua vertente ideológica.

Perverso de um lado, ineficaz de outro. Tudo que a ausência de liberdade tira da sociedade em sua vitalidade, empobrece a vida da maioria das pessoas na vida material.

De um lado a violência nas relações sociais; no campo econômico, o mesmo método. Na face política, o autoritarismo explícito; o mesmo na definição das medidas econômicas. Desprezo à solidariedade num campo; igual afastamento de valores igualitários no outro. O que a estupidez consolida de um lado, as relações materiais se fortalecem de outro. Como se vê, não há meia democracia. Nem meia ditadura. É para onde estamos indo. Na verdade, é onde nos encontramos.

Edição: Elis Almeida