Avanço

Chile dá primeiro passo para superar Constituição da época de Pinochet

Comissão da Câmara dos Deputados chilena aprova a realização de plebiscito para formulação de outra Carta Magna

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

Palco de intensos protestos populares há quatro semanas, Chile regista mais de 5 mil prisões e pelo menos 1.700 feridos
Palco de intensos protestos populares há quatro semanas, Chile regista mais de 5 mil prisões e pelo menos 1.700 feridos - Agência Brasil

A multidão que ocupa as ruas de Santiago, no Chile, durante a greve nacional de trabalhadores convocada para esta terça-feira (12), tem um longo caminho para começar a gerar mudanças estruturais no país.

A Comissão de Constituição da Câmara dos Deputados do Chile aprovou, na segunda-feira (11), após cerca de 10 horas de debate, a realização de um plebiscito para a criação de uma nova Constituição para o país dentro de 90 dias. O colegiado também convocou um plebiscito de ratificação do documento, para ser realizado após a redação da nova Carta Magna.

As medidas ainda passarão por outras etapas de avaliação, como, por exemplo, uma votação no plenário da Casa. Os movimentos que foram às ruas querem a convocação de uma Assembleia Constituinte -- o que, segundo a Carta Magna de 1980, é inconstitucional.

Na agenda dos manifestantes, figuram pontos como a instituição de sistemas públicos e gratuitos de saúde e educação, além da criação de um sistema público tripartite e solidário de Previdência. 

A proposta popular contrasta com a do governo do atual presidente, Sebastián Piñera, que defende um Congresso Constituinte, em vez de uma Assembleia -- o que significa, basicamente, que os atuais parlamentares iriam modificar o arcabouço constitucional chileno.

Desejo de mudança

Segundo Hassan Akran, professor de políticas públicas da universidade chilena Diego Portales, os protestos mostram que há uma clareza entre os manifestantes de que é urgente mudar a Constituição pinochetista que ainda vigora no país e uma ruptura imediata com o modelo de economia neoliberal.

"Há muita clareza de que a solução para democratizar o Chile, mudar o sistema de saúde e de aposentadoria, é mudando a Constituição. Está se propondo a urgência de uma mudança constitucional para resolver os problemas. É preciso uma Constituição que não esteja direcionada para limitar a democracia, e sim facilitar a democracia", explicou o professor em entrevista concedida ao Brasil de Fato

::“É o começo do fim de um sistema ultra mercantilizado”, diz pesquisador sobre o Chile::

A novidade da última segunda-feira se dá em meio a uma eclosão de protestos populares que já duram quatro semanas no país e contabilizam mais de 5 mil prisões e pelo menos 1,7 mil pessoas feridas pela repressão policial.

Entre outras coisas, os manifestantes clamam pela efetivação de direitos sociais travados pela pauta neoliberal, em que o país mergulhou nas últimas décadas, impulsionada pelo governo militar de Augusto Pinochet (1973-1990).

O regime promoveu uma onda de privatizações que atingiu serviços como abastecimento de água, sistema previdenciário, saúde, educação e transporte.

A agenda impôs à população um alto custo de vida, tema que hoje está na centralidade dos protestos. No caldeirão de problemas que assolam o país, a atual Constituição, concebida na época de Pinochet, é vista como um empecilho à promoção de reformas estruturais que estejam em consonância com as demandas das ruas.  

Edição: Rodrigo Chagas