Geek

O que tu indica? | Super-Heróis Decifrados

Documentário mostra a necessidade do ser humano criar os mitos dos super-heróis, além de sua narrativa e face política

Brasil de Fato | Natal (RN) |
Série está disponível integralmente no YouTube
Série está disponível integralmente no YouTube - Reprodução

Os filmes e séries de TV de personagens originários dos quadrinhos estão em alta nos cinemas, nos canais de televisão e nas plataformas de streaming. Porém quando pensamos na linguagem dos quadrinhos, nos HQs, nos gibis, nosso senso comum nos remete a historinhas infantis. Lembramo-nos da Turma da Mônica, dos personagens da Disney, ou dos super-heróis da Marvel e da DC, tais como o Homem-Aranha e o Batman, mas isso não é tudo.
Os quadrinhos são uma produção literária e, como qualquer outra obra desse ramo artístico, podem ser feitos para crianças, jovens e adultos. Suas histórias podem ser lidas de forma diferente de acordo com o referencial de cada leitor e representam os reflexos culturais do período histórico e social de onde e quando foram produzidas.
Tratando deste tema, eu indico a série documental “Super-Heróis Decifrados”, produzida pelo Canal H2, do The History Channel Brasil, disponível de forma integral e gratuita no YouTube. A série é dividida em dois episódios, cada um tem em média uma hora e vinte minutos de duração. O documentário trata da necessidade da humanidade de criar mitos e vai dos clássicos mitos greco-romanos aos mitos modernos representados pelos super-heróis, mostrando também a faceta política desses personagens e como as narrativas em torno deles foram mudando ao longo do tempo.
Os episódios são uma homenagem a Stan Lee, figura importante do universo dos quadrinhos, que morreu há um ano, no dia 12 de novembro de 2018. Stan Lee foi escritor, editor, publicitário, produtor, diretor, empresário e ator norte-americano, sendo editor-chefe e presidente da Marvel por muitos anos. Lee liderou a expansão da Marvel Comics de uma pequena divisão de uma editora para uma grande corporação multimídia, que esse ano chega aos seus oitenta anos de funcionamento, com várias produções planejadas para os próximos períodos.
*Alexandre Marcos Cândido é bancário, desenhista e fã de histórias em quadrinhos.
 

Edição: Isadora Morena