Resistência

AO VIVO:Pela primeira vez com a presença de Lula, Festival Lula Livre chega ao Recife

Além do ex-presidente, o ato terá a participação de artistas locais e nacionais

São Paulo |
Em Recife, o festival ocorre a partir das 12h e contará com mais de 40 atrações culturais
Em Recife, o festival ocorre a partir das 12h e contará com mais de 40 atrações culturais - Ricardo Stuckert

Pernambuco receberá o Festival Lula Livre neste domingo (17), em Recife, na Praça Nossa Senhora do Carmo, a partir das 12h. O ato político e cultural estava agendado como parte da programação do Comitê Nacional Lula Livre antes de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ser libertado, em caráter de luta e resistência contra sua prisão política. Com a conquista de sua liberdade, após 580 dias preso, Lula poderá fazer parte do Festival.

Continua após publicidade

A visita a Recife dá início ao projeto de Lula de rodar todo o país. Antes mesmo de deixar a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), em entrevistas, Lula já havia sinalizado a vontade de percorrer o Brasil. Ao realizar seu primeiro discurso em liberdade, o ex-presidente voltou a destacar o interesse: "A partir de agora eu estou indo para São Paulo, amanhã tenho um encontro no Sindicato dos Metalúrgicos e depois as portas do Brasil estarão abertas para que eu possa percorrer este país e discutir com nosso povo uma saída”. 

Em São Bernardo do Campo (SP), no último sábado (9), um dia depois de ser solto, Lula ressaltou a importância da existência de outros representantes políticos que compartilhem de seus sonhos e ideias de um projeto para o Brasil. "Eu tenho dito em todo discurso: não adianta tentar me impedir de andar por este país, porque têm milhões e milhões de Boulos, de Manuelas, de Dilmas Rousseffs neste país para andar por mim", afirmou.

Festival Lula Livre

Há cerca de um mês, o festival em Recife estava programado para ser realizado no Cais da Alfândega. Com a presença de Lula confirmada na segunda-feira (11), o Comitê Nacional Lula Livre optou pela transferência do evento para o pátio da Igreja Nossa Sra. do Carmo, que acomoda uma quantidade maior de pessoas. 

Esse modelo de ato cultural e político já havia sido realizado em outras cidades do país, entre elas São Paulo e Rio de Janeiro, como forma de pressionar a justiça a reavaliar o processo repleto de irregularidades que culminou na prisão do ex-presidente. Em Pernambuco, o ato assume a posição de reivindicar a inocência de Lula, perante as revelações realizadas pela série Vaza Jato, do portal The Intercept Brasil.

O evento contará com a participação de artistas como Marcelo Jeneci, Mundo Livre S/A, Odair José, Otto, RAPadura, Siba, Mãe Beth de Oxum, Bongar e Dona Del, Fábio Trummer (Banda Eddie), Flaira Ferro, Francisco El Hombre, Isaar, Johnny Hooker e Lia de Itamaracá, além da festa Odara, Som na Rural e cortejos de Afoxé, Maracatu e “Amor em Bloco & Blocão da Democracia”. Confira a programação completa.

Como forma de cobrir os custos do evento, o Comitê está com campanha de financiamento coletivo aberta. Toda a programação será transmitida ao vivo pelo Brasil de Fato em nossa página oficial do Facebook. 

Repercussão

Em apoio à campanha Lula Livre, diversos políticos e artistas repercutiram o evento e realizaram chamamento público em suas redes pessoais. O músico Chico César publicou em seu twitter "Amanhã tem Festival #LulaLivre em #Recife! Bora?".

Ivan Moraes, vereador pelo PSOL, destacou a diversidade das atrações. "Me mostraram um esboço da programação do Festival #LulaLivre no Recife. Atração que só a gota, três palcos pelo centro da cidade. Bem dizer um domingo de Carnaval", tuitou.

 

Edição: Cris Rodrigues