congresso

MP da “nova reforma trabalhista” recebeu mais emendas que a reforma da Previdência

Quantidade ajuda a mensurar divergências em torno da medida, que soma 1.930 pedidos de alteração no texto

Brasil de Fato | Brasília (DF) |

Ouça o áudio:

"Essa medida provisória deveria ser devolvida", defende Paulo Paim
"Essa medida provisória deveria ser devolvida", defende Paulo Paim - Agência Senado

 

 

Continua após publicidade

A Medida Provisória (MP) 905, chamada pelo governo de “MP do contrato verde e amarelo” e pelos opositores de “nova reforma trabalhista”, contabiliza um total de 1.930 emendas (sugestões de alteração). O número é mais alto que o verificado na tramitação da reforma da Previdência. Considerada a pauta mais impopular da gestão Bolsonaro, esta foi alvo de 297 emendas na Câmara e 593 no Senado, somando 890 pedidos de mudança no texto.

Continua após publicidade

Embora nem todos os pedidos de alteração em uma determinada medida sejam necessariamente para promover mudanças que reduzam a rigidez das normas propostas, a quantidade de emendas protocoladas ajuda a mensurar a polêmica em torno de uma pauta no Legislativo e as atenções políticas dirigidas a ela.

Continua após publicidade

"Isso é a expressão da contradição. Com uma proposta dessas, não poderia ser diferente. Certamente, ela vai sair da comissão especial muito diferente do que entrou", projeta o analista político Marcos Verlaine, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), em referência às dissidências que circundam a proposta. "Essa MP vai sair muito cara pro governo”.

Entre outras mudanças, a medida cria o chamado “contrato de trabalho verde e amarelo” -- voltado à contratação de jovens com idade entre 18 e 29 anos por um prazo de dois anos --, impõe cobrança previdenciária sobre seguro-desemprego, libera o trabalho aos domingos e feriados e isenta empresas integrantes do Sistema S (Senai, Sesi, Sesc e Senac) de determinadas alíquotas, entre elas a contribuição patronal de 20% para o FGTS.

O texto de Bolsonaro altera 135 pontos da Constituição Federal – número maior que o da reforma trabalhista, que modificou 117.

Apresentadas por deputados e senadores, as 1.930 emendas da MP 905 vêm de parlamentares de diferentes partidos, como PT, PSOL, PSB, PDT, PL, Rede, PCdoB, PSD, PP, PSDB, DEM, PTB, MDB, Novo, Cidadania, Solidariedade, Republicanos, Podemos e Pros. A maioria dos pedidos é assinada pelo campo da oposição.  

Divergências em relação à medida levaram alguns parlamentares a apresentarem várias emendas cada um. É o caso de Rogério Correia (PT-MG), que assinou 12 pedidos; Bacelar (Pode-BA), autor de 15; Carlos Veras (PT-PE), que protocolou 40 solicitações, e Jacques Wagner (PT-BA), que chegou a 47 emendas.

Pelo regimento do Congresso Nacional, na fase atual de tramitação, a MP, que foi assinada pelo presidente Bolsonaro no último dia 11, recebe emendas modificativas, que pedem alterações em trechos do texto, e também supressivas, que reivindicam a exclusão de determinados pontos da MP.

A maior parte das críticas dos parlamentares está associada a pedidos de supressão. Com 26 emendas apresentadas, o deputado Edmilson Rodrigues (PSOL-PA) ressalta, por exemplo, a preocupação com a taxação do seguro-desemprego – um dos pontos mais chamativos e controversos da MP.  

Continua após publicidade

“Você fazer uma proposta que reduz as responsabilidades das grandes empresas com FGTS e colocar a conta a ser paga por desempregados, não sei se algum regime autoritário no mundo, se as ditaduras mais perversas fariam isso. É mais um passo na destruição de direitos, mais um pacote de perversidades contra o mundo do trabalho”, critica o psolista.

Outro ponto da MP criticado por diferentes parlamentares e alvo de múltiplas emendas é o trecho que acaba com o registro profissional de diversas categorias. Entre elas, estão jornalistas, radialistas, publicitários, arquivistas, técnicos de arquivo, atuários, sociólogos, secretários, corretor de seguros e artistas.

Como medidas provisórias têm efeitos imediatos, a novidade passou a valer na mesma data de publicação da MP e ajudou a incendiar os debates em torno da proposta de Bolsonaro. Na prática, trabalhadores que exercem essas profissões não precisam mais requerer a emissão de registro junto à Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Antes, a função ficava a cargo do extinto Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Esse aspecto da MP suscitou emendas de diferentes lados. Somente o PSOL, por exemplo, apresentou dez pedidos de supressão, abrangendo todas as categorias afetadas. Os pontos da medida que tratam do assunto revogam artigos da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e de legislações específicas dos grupos profissionais em questão.

“As medidas que estão sendo adotadas pelo governo Bolsonaro nessa MP têm o objetivo de estabelecer a supremacia absoluta do mercado, ou seja, retirando qualquer possibilidade de o trabalhador ter mínimos direitos garantidos. A legislação que é protetiva a esses direitos não pode retroceder. Ao contrário, tem que se ampliada”, defende Glauber Braga (PSOL-RJ).   

Sociedade civil

A oposição de deputados e senadores ocorre em paralelo à atuação de entidades da sociedade civil organizada que também questionam a medida de Bolsonaro.   

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal, por exemplo, está entre os críticos da proposta. Em nota recente, a entidade afirmou que a MP precariza a profissão: “Sem registro, não há controle sobre quem é jornalista e torna difícil exigir o cumprimento dos direitos desta categoria, que passará a ser facilmente enquadrada em outras profissões. Assim, pode ser alijada dos seus direitos, como jornada de 5 horas e elevação desta somente mediante pagamento adicional, a chamada prorrogação de jornada”.

O Sindicato acrescenta que a gestão Bolsonaro tem promovido diferentes ataques ao conjunto dos trabalhadores, mas também ações específicas contra a categoria dos jornalistas. “Com isso, o governo evidencia mais uma vez sua falta de apreço pelo jornalismo profissional e por quem o pratica”. A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) também se posicionou a respeito, afirmando que “o governo Bolsonaro age para destruir o jornalismo”.

Devolução

Em meio a tantos questionamentos, deputados de oposição pediram ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), que a proposta fosse devolvida ao Planalto. Eles argumentam que o texto não se enquadra nos padrões legais previstos para medidas provisórias, que precisam abordar temas considerados urgentes, segundo requisitos constitucionais.   

“Ao contrário, por tratar de tema complexo, que atinge diretamente a vida dos cidadãos, impõe-se que seu delineamento seja precedido de um intenso debate com a sociedade, instituições sindicais e instituições afetas ao direito do trabalho. Não se pode admitir que uma profunda reforma trabalhista seja editada com vigência imediata, sem qualquer discussão inicial, e aprovada via procedimento sumário de tramitação das medidas provisórias”, afirma o documento dos deputados, assinado pelas seis siglas de oposição – PT, PSB, PDT, Psol, PCdoB e Rede.

No Senado, esse aspecto também gera discussão. “Na minha opinião, essa medida provisória deveria ser devolvida. Como é que querem fazer alteração em 135 dispositivos legais numa mesma MP?”, questiona o senador Paulo Paim (PT-RS).  

Continua após publicidade

Diretamente interessadas no tema, as centrais sindicais se somam aos protestos. Em reunião com Davi Alcolumbre na terça-feira (26), dirigentes de entidades apresentaram ao presidente um pedido de devolução da MP. A solicitação foi feita pelos presidentes de seis instituições (CUT, CTB, CSB, Força Sindical, Nova Central e UGT).

Continua após publicidade

Por ser o presidente do Congresso Nacional, somente Alcolumbre tem a prerrogativa de devolver o texto ao presidente da República. Em entrevista à imprensa, o senador disse que estaria avaliando a possível devolução. Nos bastidores, a leitura é de que a iniciativa tende a causar algum desgaste político com o governo, com o qual o presidente do Congresso tem alinhamento ideológico em diferentes pautas.  

Edição: Daniel Giovanaz