Na luta

Centro Feminista de Natal (RN) é inaugurado nesta sexta (29)

Programação conta com um debate, apresentações culturais, bazar e oficinas

Brasil de Fato | Natal (RN) |
Debate terá como tema “Em tempos de retrocesso Resistência Feminista”
Debate terá como tema “Em tempos de retrocesso Resistência Feminista” - Arquivo CF8/Divulgação

A partir das 17h desta sexta-feira (29), mulheres de diversas organizações irão inaugurar o Centro Feminista 8 de Março de Natal/RN. Sob o tema “Em tempos de retrocesso Resistência Feminista”, a inauguração terá um debate com a participação da professora do Departamento de Administração Pública e Gestão Social da UFRN, Mariana Mazzini, e da deputada estadual Isolda Dantas (PT); além de uma apresentação da cantora e poeta natalense Dani Cruz.

Segundo a professora Mariana Mazzini, o Centro Feminista 8 de Março é uma referência na luta feminista para o Rio Grande do Norte, e também para o Brasil. E, na conjuntura atual, mais do que nunca, o espaço é fundamental para se pensar o feminismo não só de forma teórica, mas como um princípio de ação.

"Por isso que são fundamentais eventos como esse, envolvendo mulheres que vêm de diversas trajetórias; que estão com cargos eletivos, como a deputada Isolda; que estão atuando no cotidiano das organizações feministas, como o Coletivo 8 de Março; que estão na universidade; em ambientes de economia solidária; que realizam o dia a dia do movimento. Então, é fundamental que tenham esses encontros, das mais diversas trajetórias, que confluem com a teoria e com a prática feminista", explica.

Dentro da programação o evento ainda conta com outras apresentações culturais, bazar, venda de livros, oficinas, feira e produtos agroecológicos. O Centro Feminista 8 de Março fica localizado na Rua Amaro Mesquita, 46, Lagoa Nova (antigo Margem Hurb de Fotografia, próximo ao Midway). O espaço é aberto e gratuito à população.

Edição: Isadora Morena