Pernambuco

AUDIOVISUAL

Pioneira no estado, TV Pernambuco completa 35 anos com festa em Caruaru

Comemoração, que será gratuita, tem como homenageado João do Pife

Brasil de Fato | Recife (PE) |
João é um colaborador na formação de várias bandas de pífanos no interior de Pernambuco
João é um colaborador na formação de várias bandas de pífanos no interior de Pernambuco - Laís Domimgues

Concessionada em Caruaru e sediada no Recife, a TV Pernambuco começou a funcionar no estado em 1984, sendo a primeira a operar no interior pernambucano, ainda na época chamada de TV Tropical, tendo, além de programação nacional, telejornais e programas educativos locais. Após quatro anos no ar, em 1988 a emissora é renomeada para TV Pernambuco. 

Gustavo Almeida, diretor-presidente da EPC/TVPE, ressalta o diferencial da emissora em relação aos canais de cunho comercial “A TVPE é um patrimônio do povo pernambucano. Ao longo desses 35 anos, colocou no ar variados conteúdos, em diversos formatos, e todos voltados para a formação crítica e entretenimento das pessoas de todas as faixas etárias. A TVPE se coloca como um espaço para mostrar a voz e a cara da população pernambucana, dos artistas do interior e do grande Recife, que não têm espaço na mídia comercial e hegemônica”, afirma. 

Desde junho de 2018 transmitida pelo sinal digital, integrando a Empresa Pernambuco de Comunicação (EPC) e associada a TV Brasil,  o conteúdo é aliado à cultura e ao entretenimento, com debates que contribuem para formação dos telespectadores. A emissora abrange mais de 55 municípios, tendo 60 retransmissores espalhados pelo estado e possui programas culturais e educativos, buscando divulgar a cultura pernambucana.

Desde setembro, a emissora vem comemorando os 35 anos com atividades culturais e mudanças na programação. Neste domingo (1º), a festa acontece em Caruaru, tendo o Pífano como manifestação cultural principal da comemoração. No Nordeste se concentra a maior tradição das bandas de pífano, considerada por muitos como verdadeiros patrimônios imateriais de musicalidade. Daí vem a escolha de João do Pife como homenageado.

 Artista, comerciante e artesão, João Alfredo Marques dos Santos, seu nome de batismo, nasceu em Riacho das Almas, antigo distrito de Caruaru. É um colaborador na formação de várias bandas de pífanos no interior de Pernambuco, como é o caso das Bandas de Pife Mirim e das Mulheres, onde ensina a crianças e adultos, no Centro Social São João do Monte.

O evento será gratuito e aberto ao público, com distribuição de ingressos a partir das 15h. Bandas de pífano de todo o estado se revezarão no palco, dividido com o grande homenageado, Mestre João do Pife. A comemoração será no auditório do Centro Tecnológico do Agreste, a partir das 16h. As apresentações serão transmitidas ao vivo pelo canal,  e nos perfis da TVPE no Facebook e no Youtube.

Edição: Marcos Ravenna