Rio Grande do Sul

Serviço

AGENDA BdF RS

Confira a agenda de debates, palestras, atos e eventos públicos para os próximos dias em Porto Alegre e região

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Agenda da semana do dia 2 de dezembro
Agenda da semana do dia 2 de dezembro - BdF-RS

02 de dezembro (segunda-feira) a 07 de dezembro (sábado) - 21ª Feira Estadual de Economia Popular Solidária

A partir das 08h30, no Largo Glênio Peres(Centro Histórico, Porto Alegre)

A edição deste ano terá a participação de 37 municípios, com um total de 475 expositores, representando 1.958 famílias urbanas e rurais do Estado. A realização da Feira é da Avesol, Unisol RS, Rede ITCPs RS, Fetraf/RS, Fórum Gaúcho de Economia Popular Solidária, Fóruns Regionais (Central, Noroeste Colonial, Metropolitano, Passo Fundo, Serra). Os apoiadores são a Avesol, Cáritas RS, Patuá Comunicação Solidária, FLD e Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Esse ano serão 121 estandes para artesanato e confecção, 20 de agricultura familiar e três de alimentação urbana distribuídos e dois mil metros quadrados. A feira tem como pilares a produção, comercialização e consumo como atividades de escolha sustentável, com o objetivo de fortalecer a economia solidária que promove o indivíduo social e o empoderamento feminino, além da autogestão e acolhimento.


02 de dezembro (segunda-feira) - Seminário Psicologia e Serviço Social na Educação

Das 9h às 13h, no Afocefe Sindicato (Rua dos Andradas, 1234 - Andar 21, Porto Alegre)

O seminário ocorre por iniciativa do mandato da Deputada Maria do Rosário em parceria com CRESSRS e CRPRS. Assistentes Sociais e Psicólogos em defesa da Educação.


02 de dezembro (segunda-feira) - Seminário Temático: O Futuro da Pós-Graduação no Brasil

Às 13h30, na Sala 102 da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Av. Paulo Gama, 110 - Farroupilha, Porto Alegre)

O encontro tem como objetivo debater os desafios da pós-graduação: financiamento, permanência e impactos no Rio Grande do Sul.


02 de dezembro (segunda-feira) - Seminário Precarização da Universidade e Reforma Trabalhista

Às 14h, na Fabico – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Rua Ramiro Barcelos, 2705, Santana, Porto Alegre)

Palestrantes: Wrana Panizzi e Magda Biavaschi.


02 de dezembro (segunda-feira) - Lançamento do livro Um Golpe Contra os Trabalhadores - por Carlos Lupi

Às 18h, na sede do PDT RS (Rua Félix da Cunha, 311, Porto Alegre)


02 de dezembro (segunda-feira) - II Encontro Estadual de Educação OAB/RS: Audiência Pública “Por quais caminhos percorrem a Educação no Rio Grande do Sul

Às 13h, na sede da OAB RS (Rua Washington Luiz, 1110, Porto Alegre)

A Comissão Especial de Educação da OAB/RS promoverá, na segunda-feira (2) o “II Encontro Estadual de Educação OAB/RS - Audiência Pública “Por quais caminhos percorrem a Educação no Rio Grande do Sul”.

Inscrições no link: http://portaldoaluno.oabrs.org.br/


04 de dezembro (quarta-feira) – Audiência Pública sobre a PEC 280/2019, que acaba com o plebiscito em caso de venda do Banrisul, Corsan e Procergs

Às 18h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa do RS (Praça Mal. Deodoro, 101 - Centro Histórico, Porto Alegre)

A PEC 280/2019 permite a venda do Banrisul, da Corsan e da Procergs sem a realização de consulta popular. A PEC foi proposta pelo deputado Sérgio Turra (Progressistas), com assinatura de outros 24 deputados, e atualmente se encontra na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia. Na Comissão, o deputado Elizandro Sabino (PTB) foi denominado relator e já apresentou posicionamento a favor da PEC.


04 de dezembro (quarta-feira) - Debate: América Latina Rebelada!

Às 18h, na Sala 102 da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Av. Paulo Gama, 110 - Farroupilha, Porto Alegre)

A luta de classes da América Latina se mostra cada vez mais acirrada! Perante a postura repressiva do estado, o povo chileno dá o exemplo de mobilizações massivas em defesa dos direitos do povo trabalhador e da juventude. Na Bolívia, se consolida um golpe de estado articulado pela extrema-direita com o apoio do imperialismo e a população resiste bravamente. Uma serie de mobilizações explodem em equador, com grande protagonismo dos povos originários. Frente a isso, qual é o nosso papel?

Debate com o Diretório Central dos Estudantes da UFRGS sobre a conjuntura na América Latina, o Brasil dentro desses processos e o papel do Movimento Estudantil na luta anti-imperialista.

Debatedores:

Felipe Amaro, Diretora de universidades públicas da União Nacional de Estudantes

Patrick Veiga, membro do DCE da UFRGS e do Coletivo Juntos


04 de dezembro (quarta-feira) - Lançamento da Frente Parlamentar de AIDS e abertura de exposição “Para além dos muros”

Às 11, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (Praça Mal. Deodoro, 101 - Centro Histórico, Porto Alegre)


04 de dezembro (quarta-feira) - Palestra e Lançamento do livro "O Brasil não cabe no quintal de ninguém", com Paulo Nogueira Júnior.

Às 18h30, no Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas (Av. João Pessoa, 52, Porto Alegre)

As inscrições podem ser feitas através do portal de extensão (não é necessário ter vínculo com a UFRGS): www1.ufrgs.br/extensao/inscricoes/ins_verifica_acao.php?codacao=41855


05 de dezembro (quinta-feira) - O Impacto do Fascismo na Vida das Mulheres na América Latina

Às 18h, na Praça da Matriz (Centro Histórico, Porto Alegre)

Dentro da programação dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a Mulher, as Secretarias Estadual de Mulheres do PT RS e a do PT de Porto Alegre propõem o debate "O Avanço do Fascismo na América Latina e o Impacto na Vida das Mulheres."

Brasil lidera número de assassinatos de mulheres na América Latina. Dezessete mil mulheres foram mortas entre 2015 e 2018. O dado foi divulgado pelo Instituto Igarapé. Brasil, México e Colômbia somam 65% de todos os assassinatos na América Latina.


05 de dezembro (quinta-feira) - Como foi extinta uma reintegração de posse: Vila Boa Esperança

Às 19h30, no solar do Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB RS (Rua General Canabarro, 363 - Centro Histórico, Porto Alegre)

Ameaçados(as) desde fevereiro de 2017, os(as) moradores(as) da Vila Boa Esperança lutam contra a reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Prefeitura de Porto Alegre em defesa de seu território e das condições dignas de vida que este pressupõe. Como resultado dessa intensa e extensa disputa, a Associação de Moradores da comunidade, no dia 14 de agosto deste ano, conquistou a extinção do processo de reintegração movido pela reitoria da UFRGS e avançou para garantia da segurança de posse via o instrumento de Concessão de Uso Especial para Fins de Moradia (CUEM). A vitória é consequência de ações provocadas por diferentes forças políticas, desde as mobilizadas internamente através de ações diretas geradas pelos\as moradores\as para visibilizar a causa - ainda que muitas vezes silenciados\as - passando pelo apoio de políticos de esquerda, até chegar na cooperação com grupos autônomos. A partir desses últimos, os quais se destacam o Ambiente Crítico e Gajup\UFRGS, foram realizadas pesquisas objetivando garantir a posse jurídica e produzir subsídios técnicos e teóricos para melhorias da vida comunitária, tanto individual como coletivamente. Nesta oportunidade será apresentada a trajetória da luta e, em especial, os dados produzidos nos trabalhos de campos, os quais foram sistematizados nos relatórios Territorial e Ambiental da Vila Boa Esperança. A atividade, além de objetivar socializar os resultados, também visa discutir as estratégias de produção espacial em Porto Alegre, com destaque para as perspectivas críticas sobre os temas da moradia, questão fundiária e áreas de risco.

Participantes: Coletivo Ambiente Crítico, Gajup/UFRGS, Erondina Sarturi – Liderança, Comunitária, Cléuton Lima - Liderança Comunitária.

Entrada Franca


05 de dezembro (quinta-feira) - Audiência Pública: Políticas de Segurança no Enfrentamento a Violência contra a Mulher

Às 19h, na Câmara Municipal de Vereadores de Novo Hamburgo (Rua Almirante Barroso, 261, Centro de Novo Hamburgo)


06 de dezembro (sexta-feira) - Seminário: Políticas Públicas De Esporte e Lazer: Olhares para execução e financiamento

Às 9h, na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul (Praça Marechal Deodoro, 101, Centro Histórico, Porto Alegre)

Público-alvo: Gestores e servidores públicos relacionados às áreas de Esporte, Recreação e Lazer do Rio Grande do Sul; Profissionais, estudantes e pesquisadores vinculados ao Esporte, à Recreação e ao Lazer; Dirigentes, gestores e membros de entidades de classe e científicas das áreas de Esporte, Recreação e Lazer.

Realizadores: Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Frente Parlamentar em Defesa do Esporte, Recreação e Lazer no Estado do Rio Grande do Sul, Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e de Lazer da Rede CEDES do Rio Grande do Sul.

Programação:

09:00 | Solenidade de abertura:

09:30 | Lançamento de livro: “Políticas Públicas de Esporte e Lazer: Olhares e Experiências na Perspectiva do Direito Social”

Lançamento de obra produzida pel@s pesquisador@s do Centro de Desenvolvimento de Pesquisa em Políticas Públicas de Esporte e de Lazer da Rede CEDES do Rio Grande do Sul, a partir de pesquisas realizadas nos Municípios de Porto Alegre, São Leopoldo, Osório, Santa Maria e Pelotas. Breve apresentação por pesquisador@s envolvidos.

10:00 | Seminário:

Políticas Públicas De Esporte e Lazer: Olhares para execução e financiamento

Ementa: Apresentação de informações e debates sobre a execução de políticas públicas de esporte e lazer no Estado do Rio Grande do Sul e olhares sobre o financiamento público em que pese as fontes, a magnitude e a direção dos gastos.

Palestrantes: Lucas Ceccatti, secretário-adjunto da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer do RS; Fernando Henrique da Silva Carneiro, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. (IFG), pesquisador do financiamento das políticas públicas de esporte e lazer no Brasil.

Debatedor: Ednaldo Pereira Filho, Professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Coordenador do Grupo de Trabalho Temático Políticas Públicas do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE).

Coordenação: Sofia Cavedon, Deputada Estadual, Presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.

11:30 | Carta de princípios de Frente Parlamentar

Mobilização da comunidade na constituição e formalização da carta de princípios que orienta a ação da Frente Parlamentar em Defesa do Esporte, Recreação e Lazer no Estado do Rio Grande do Sul.


07 de dezembro (sábado) - Rodas pela Paz: Encontro Pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas

Às 16h, na Rótula das Cuias (Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 135 - Cidade Baixa, Porto Alegre)

Evento pelo fim da violência contra as mulheres, que marca o Dia Estadual de Mobilização de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

Realização: Comitê Gaúcho ElesPorElas - HeForShe Brasil e Frente Parlamentar dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres


07 de dezembro (sábado) - Lançamento da Cartilha de Direitos LGBTs

Às 19h, no Workroom (Rua Lopo Gonçalves 364, Porto Alegre)

O evento contará com a presença de Luciana Genro, da deputada federal Fernanda Melchionna e do deputado federal David Miranda, o único parlamentar assumidamente gay do Congresso Nacional, e do vereador Roberto Robaina. Além disso, haverá intervenções culturais das drag queens Ayö Kween e Vitz. O evento é gratuito e a entrada no bar se dará por ordem de chegada, a partir das 19h.


08 de dezembro (domingo) - Caminhada pelo Fim da Violência Contra a Mulher - Porto Alegre

Às 9h, na Rua da República, 358, Cidade Baixa, Porto Alegre

O Grupo Mulheres do Brasil, por meio do seu Comitê de Combate à Violência contra a Mulher, convoca toda a sociedade a se unir por uma causa: dar um basta aos índices vergonhosos da violência feminina. A 3ª Caminhada pelo Fim da Violência contra a Mulher faz parte desse movimento que visa colocar nas ruas a voz uníssona de pessoas de todos os gêneros chamando a atenção da sociedade para um problema que diz respeito a todos nós.

Percurso: Sairá da Rua da República, 358, na Cidade Baixa – começando a concentração às 9h, em frente ao Café República – e percorrerá a própria rua, atravessando a Avenida João Pessoa até chegarmos ao Parque Farroupilha (Redenção), no Monumento do Expedicionário.

Edição: Marcelo Ferreira