LEGALIZAÇÃO

Dez documentários para refletir sobre o uso da cannabis e a política de drogas

Elaborada por especialista, lista inclui títulos que abordam o uso medicinal e a política de "guerra às drogas"

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Cidinha Carvalho, personagem do filme "Estado de Proibição"
Cidinha Carvalho, personagem do filme "Estado de Proibição" - Reprodução

Consultado pelo Brasil de Fato, Júlio Delmanto – membro do coletivo Desentorpecendo a Razão e autor do livro Camaradas Caretas – indica dez documentários para quem quer aprender e refletir tanto sobre o uso medicinal da cannabis, quanto sobre a política de drogas.

O debate foi suscitado pela aprovação, nesta terça-feira (3), de uma regulamentação provisória para o uso medicinal de produtos derivados da maconha, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A decisão foi unânime e deverá ser revisada em três anos.

Doutor em História pela USP, Delmanto considera que a decisão da Anvisa deve ser usada como um gancho para discussões mais profundas sobre as políticas públicas ligadas às drogas, em geral, com viés de combate. “Num momento como esse, em que mais uma vez se discute se o Brasil vai finalmente chegar ao século 21 e regulamentar uma questão tão óbvia como essa, (...) é importante também a gente aproveitar pra pensar e questionar outros aspectos da proibição de algumas drogas, que é o que esses outros filmes fazem”, afirma.

Para ele, a questão do uso terapêutico da maconha vai além dos aspectos mais evidentes, ligados à indústria farmacêutica. Outras pontos devem ser problematizados: “Quem pode e quem não pode usar e vender droga? Ou ainda: quem pode ou não ter acesso à saúde? Quem se pode deixar morrer ou matar -- de doença ou de tiro? Quem pode ser preso? De onde vêm essas leis e pra que elas servem? Acho que é por aí”, conclui.

Documentários sobre o uso medicinal da cannabis

Estado de Proibição (2019)

Idealizado pela Plataforma Brasileira de Política de Drogas, o filme traz a história de mulheres que desafiam a lei brasileira para cultivar maconha para o tratamento de seus filhos, assim como mulheres que perderam seus filhos pela violência -- sobretudo a de Estado -- associada à proibição das drogas.

Ilegal (2014)

Filme de Tarso de Araújo reflete sobre o uso da cannabis medicinal, enquanto acompanha Katiele, mãe de uma menina que faz tratamento baseado no canabidiol (CBD).

Waiting to Inhale (2005)

Documentário norte-americano examina a ciência e o movimento pela legalização da maconha medicinal.

Weed the People (2018)

Película mostra médicos e pais de crianças com câncer na demanda pela ampliação de pesquisas sobre o potencial de cura da erva.

Weed: A CNN Special Report by Dr. Sanjay Gupta (2013)

Especial realizado pela rede de televisão americana CNN acompanha a jornada de pacientes no processo de conseguir uma prescrição médica.

Documentários sobre a “guerra às drogas”

Dançando com o Diabo (2009)

Documentário realizado na favela Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.

The House I Live In (2012)

Produção da BBC aborda o sistema criminal norte-americano, observando as violações de direitos humanos como consequência das políticas de drogas do governo.

Baseado em fatos raciais (2019)

Produzido pela Netflix, relaciona a proibição da maconha com a música e a população negra nos EUA.

Grass (1999)

Narrado por Woody Harrelson, filme remonta a proibição da maconha nos EUA.

13ª emenda (2016)

Produção do Netflix analisa criticamente a política de encarceramento e o trabalho compulsório da população encarcerada nos EUA, majoritariamente negra.

 

Edição: Julia Chequer