Futebol

Fortaleza faz história no Campeonato Brasileiro e garante vaga na Copa Sul-Americana

A campanha do Fortaleza na competição foi cheia de altos e baixos

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Em 36 jogos, o time cearense conquistou quatorze vitórias, sendo dez em casa e quatro como visitante, sete empates e quinze derrotas.
Em 36 jogos, o time cearense conquistou quatorze vitórias, sendo dez em casa e quatro como visitante, sete empates e quinze derrotas. - Foto: Luan Erick / FortalezaEC

Este ano tivemos dois representantes cearenses na Série A do Campeonato Brasileiro, Fortaleza e Ceará, mas na reta final da competição a realidade dos dois times é bem diferente. Enquanto o Ceará luta contra o rebaixamento, o Fortaleza realiza uma campanha que já entrou para a história do futebol cearense.

Para entender melhor sobre a campanha do Fortaleza no Campeonato Brasileiro é preciso fazer uma viagem no tempo para lembrar que há dois anos, o Leão do Pici estava disputando a Série C do campeonato, no mesmo ano conseguiu vaga para a Série B e subiu de divisão, em seguida voltou à elite do futebol nacional ao garantir acesso à Série A. Tudo isso em três anos consecutivos.

No dia 1º de dezembro, em jogo pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o time do Fortaleza fez história no futebol cearense ao vencer o Goiás por 2 a 1. Com o resultado, o time alcançou a marca de 49 pontos e se tornou o time cearense de melhor campanha no atual formato da Série A, disputado em pontos corridos e com a participação de 20 clubes. Além disso, a equipe também conquistou uma vaga na Copa Sul-Americana 2020, um feito inédito para os times daqui do Ceará. Muitos torcedores estão até sonhando com uma vaga na Libertadores da América, já que, de fato, a possibilidade é bem real, pois a diferença do Fortaleza para o Corinthians, que até então é o 8º colocado, é de apenas quatro pontos.

A campanha do Fortaleza na competição foi cheia de altos e baixos, somando, inclusive, mais derrotas do que vitória. Em 36 jogos, o time cearense conquistou quatorze vitórias, sendo dez em casa e quatro como visitante, sete empates e quinze derrotas. Seu principal artilheiro, até o momento, é o atacante Wellington Paulista, com 13 gols.

Além da equipe em campo, a torcida do Fortaleza também fez a diferença na competição. O time teve uma média de 31.913 de público pagante. Como mandante, a média de público pagante na Arena Castelão foi é de 27.476.

Edição: Monyse Ravena