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Início Política

ESCOLA NOTURNA

Opinião | O fechamento do ensino médio noturno ataca filhos da classe trabalhadora

Seed espalha fake news, uma vez que estão sim fechando escolas

04.dez.2019 às 08h12
Ponta Grossa (PR)
Regis Clemente da Costa
As políticas neoliberais seguem fazendo estrago na educação pública paranaense

As políticas neoliberais seguem fazendo estrago na educação pública paranaense - Georgia Prates

A Secretaria da Educação no Paraná SEED/PR, sob o comando de Renato Feder, com o aval do governador Ratinho Jr., anunciou o fechamento de turmas de ensino médio noturno em todo o estado do Paraná.

Após a repercussão negativa perante a comunidade, em nota, a Secretaria da Educação informou se tratar de “fake news”. Porém, como constatado em inúmeros colégios estaduais, é possível notar que a “fake news”, nesse caso, foi disseminada pela própria SEED/PR, uma vez que sim, estão fechando turmas de ensino médio noturno em todas as séries, mas sobretudo no primeiro ano do ensino médio. A estratégia de fechamento, somente do primeiro ano, em alguns colégios, é uma forma da SEED/PR promover, lentamente, o fechamento total do Ensino Médio nessas escolas.

Diante de mais esse ataque do governo do Paraná à educação pública, vale destacar o que as leis brasileiras garantem em relação ao Ensino Médio noturno. Destacamos três importantes leis: Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB 9394/96) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nesse sentido, mencionamos alguns artigos das referidas Leis.

 

– ENSINO NOTURNO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 – CF/1988

Art. 208. O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:

VI – oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando.

Importante notar, que a CF/1988 preconiza que o ensino noturno deverá estar adequado às condições do estudante e não o estudante se adequar às imposições do Estado.

– ENSINO NOTURNO NA LDB 9394/96

Art. 4º

I – ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

VI – oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;

– ENSINO NOTURNO NO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE – LEI Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990.

 Art. 53.

I – Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola;

V – Acesso à escola pública e gratuita, próxima de sua residência, garantindo-se vagas no mesmo estabelecimento a irmãos que frequentem a mesma etapa ou ciclo de ensino da educação básica. (Redação dada pela Lei nº 13.845, de 2019).

Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

 

Em relação ao ECA, é importante notar que ele prevê o acesso à escola pública e gratuita nas proximidades da residência do estudante. Aqui está um pontos mais graves em relação ao fechamento do ensino médio noturno, pois os estudantes que precisam estudar à noite por motivo de trabalho ou por cursarem cursos técnicos durante o dia, terão que se descolar para escolas distantes de sua residência. Além do custo com o transporte, implica tempo de deslocamento para um estudante que já vem cansado do trabalho ou dos referidos cursos.

Art. 54.

VI – oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do adolescente trabalhador;

 

A luta em defesa da educação pública, gratuita e de qualidade permanece atual, necessária e urgente. Fechar o ensino médio noturno ataca os filhos da classe trabalhadora que precisam conciliar estudo e trabalho.

Em tempos de desemprego crescente, e ataques a direitos sociais conquistados ao longo de décadas de mobilização e luta, é imprescindível que a sociedade esteja ciente desses ataques e também apoie essa luta.

Fechar o ensino médio noturno, além de ferir a Constituição Federal de 1988, a LDB 9394/96 e o ECA, é um grande ataque aos direitos dos estudantes, à sua formação, ao seu presente e ao seu futuro. As políticas neoliberais seguem fazendo estrago na educação pública paranaense. Em nome dos índices e das imposições do Banco Mundial e outros organismos internacionais que ditam as políticas educacionais, a educação de qualidade, o direito à educação e a gestão democrática vão sendo precarizados, diariamente.

Que tempos são esses em que temos que defender o óbvio? Um governo que fecha escolas, terá que construir prisões!

*Régis Clemente da Costa, Doutor em Educação, professor de filosofia da Rede Estadual de Educação, professor Colaborador no Departamento de Educação da UEPG

 

Editado por: Pedro Carrano
Tags: educaçãoneoliberalismo
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