Rio Grande do Sul

Contra a mineração

Estudos sobre os impactos da Mina Guaíba serão lançados em evento na UFRGS

Publicação expõe graves falhas no projeto da mina de carvão a céu aberto na Região Metropolitana de Porto Alegre

Brasil de Fato | Porto Alegre (RS) |
Lançamento será na terça-feira (10), na Faculdade de Ciências Econômicas
Lançamento será na terça-feira (10), na Faculdade de Ciências Econômicas - Divulgação

O Comitê de Combate à Megamineração no Rio Grande do Sul (CCM-RS), coletivo que reúne mais de 120 entidades dos mais variados campos, lança na terça-feira (10) o primeiro volume do dossiê Painel de Especialistas – Análise Crítica do Estudo de Impacto Ambiental da Mina Guaíba. O documento expõe resultados de análises criteriosas sobre o Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) apresentados pela empresa Copelmi Mineração Ltda à Fundação Estadual de Proteção Ambiental Henrique Luiz Roessler (Fepam), no âmbito do licenciamento ambiental do projeto Mina Guaíba.

O lançamento será realizado no dia 10 de dezembro de 2019, às 18h30, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), na Avenida João Pessoa, nº 52, em Porto Alegre (RS). 

Em mais de 200 páginas, a publicação traz estudos de 37 pesquisadores de diversas instituições de ensino e pesquisa do Estado de áreas como Biologia, Saúde, Economia, Geologia, Sociologia, Engenharia Ambiental, entre outras. Os textos contrapõem, com dados científicos, diversos pontos do incompleto EIA/RIMA apresentados pela Copelmi, expondo falhas, omissões e lacunas nos resultados divulgados, comprovando a impossibilidade da instalação da maior mina de carvão a céu aberto do Brasil ao lado da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Desde 2014, a empresa busca uma licença prévia de operação junto à Fepam para escavar carvão, areia e cascalho em uma área de 4,5 mil hectares - equivalente a cerca de 120 vezes o Parque da Redenção - entre Eldorado do Sul e Charqueadas.

O documento terá um número limitado de exemplares físicos, mas estará disponível para download no site do CCM-RS, www.rsemrisco.org.br.

Serviço

O que: Lançamento da publicação Painel de Especialistas – Análise Crítica do Estudo de Impacto Ambiental da Mina Guaíba – Volume 1

Quando: 10 de dezembro de 2019

Horário: 18h30

Local: Auditório da Faculdade de Ciências Econômicas da Ufrgs – Av. João Pessoa, 52, Centro Histórico, Porto Alegre

Acesso gratuito

 

Edição: Marcelo Ferreira