Paraná

RESISTÊNCIA

No Paraná, Ocupação 29 de Março faz ato para lembrar 1 ano de incêndio criminoso

Em memória do incêndio e da reconstrução da comunidade, ato será neste sábado (7)

Brasil de Fato | Curitiba (PR) |
Incêndio criminoso destruiu mais de 200 casas na Ocupação
Incêndio criminoso destruiu mais de 200 casas na Ocupação - Divulgação

Neste sábado (7), completa-se um ano do incêndio criminoso iniciado na Vila 29 de Março, na Cidade Industrial de Curitiba, que vitimou as 1300 famílias moradoras das Vilas Nova Primavera, 29 de Março, Tiradentes e Dona Cida.

Para marcar a data, será realizado um ato em memória do Incêndio e da Reconstrução da Comunidade, na tarde deste sábado, a partir das 15h, na Sede da 29 de Março. 

"Não podemos deixar apagar a memória desse crime, nem da resistência da população", diz o chamado do Movimento Popular por Moradia para o ato. 

Relembre o caso

Na noite de 7 de dezembro de 2018, um incêndio destruiu mais de 200 casas na Ocupação 29 de março, na CIC, em Curitiba. Segundo o relato dos moradores da comunidade, o incêndio criminoso foi provocado por Policiais Militares em represália à morte do policial Erick Nório, assassinado na madrugada do dia 6 para o dia 7, ao ser atraído para uma emboscada na entrada de uma das ocupações ao atender uma ocorrência de “perturbação de sossego”.

Tão rápido quanto o fogo se alastrou e destruiu as casas, foi a reação de solidariedade da população da cidade, movimentos sociais organizados e entidades, que passaram a erguer às próprias mangas as casas dos atingidos, diante da ausência de uma ação efetiva do Município e Estado. 

Edição: Lia Bianchini