greve

Caminhoneiros anunciam paralisação nacional no dia 16 de dezembro

Eles estão insatisfeitos com governo Bolsonaro; protesto não tem duração definida, de acordo com Marconi França

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Marconi França em vídeo gravado ao lado de lideranças sindicais, na CUT-RJ
Marconi França em vídeo gravado ao lado de lideranças sindicais, na CUT-RJ - Reprodução

Marconi França, liderança dos caminhoneiros autônomos, informou que a categoria vai realizar uma paralisação massiva na madrugada do próximo dia 16. O anúncio foi feito em vídeo gravado na Central Única dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (CUT-RJ), divulgado pelo blog de Vera Batista, do jornal Correio Braziliense. Ao lado de lideranças sindicais de diversos estados, França afirma que “o Brasil vai parar”. 

A categoria estaria motivada pela insatisfação com o governo de Jair Bolsonaro, que não teria cumprido promessas aos trabalhadores. De acordo com o blog, a previsão é que “pelo menos 70%” dos cerca de 4,5 milhões de profissionais autônomos e celetistas parem em todo o país. 

“O preço do óleo diesel teve 11 altas consecutivas, em 2019. Não aguentamos mais ser enganados pelo senhor Jair Messias Bolsonaro, que protege o agronegócio e diz que o caminhoneiro só sabe destruir rodovias“, disse França ao blog. A duração do protesto, no entanto, não está definida. 

No vídeo, França pede também o apoio da população: “de todos que usam gasolina, óleo diesel e também gás de cozinha. Jair Bolsonaro esquece que quem transporta os produtos das indústrias e do agronegócio somos nós”. O movimento conta com o apoio do presidente da CUT/RJ, Sandro Alex de Oliveira Cezar. 

Edição: Julia Chequer