Rio de Janeiro

União

Casa da Utopia é lançada em Niterói com a promessa de aproximar movimentos populares

A iniciativa é do mandato da vereadora Verônica Lima (PT) e reuniu mais de 20 organizações que atuam no município

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Evento reuniu representantes de movimentos populares de Niterói
Evento reuniu representantes de movimentos populares de Niterói - Foto: Evelyn Lee

Na noite da última terça-feira (10) ocorreu o lançamento da Casa da Utopia em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. O espaço vai disponibilizar atividades culturais, palestras, cursos e oficinas para a população do município. O local será também ponto de encontro dos movimentos populares que atuam na cidade.

A Casa da Utopia é uma iniciativa do mandato da vereadora Verônica Lima (PT). A parlamentar ressaltou que a iniciativa surgiu a partir da necessidade de organização coletiva dos movimentos populares que atuam em Niterói. Lima destacou que o momento histórico do país exige uma aproximação e um diálogo mais aprofundado entre organizações da sociedade civil.

“Na primeira reunião da Casa da Utopia tivemos a presença de mais de 20 coletivos, não só sindicatos, mas movimentos organizados, DCEs [Diretório Central dos Estudantes], DAs [Diretório Acadêmico], coletivos de jovens que se organizam na UFF [Universidade Federal Fluminense], entidades que lutam pela causa LGBTs, grêmios estudantis, sindicato dos bancários, sindicato dos metalúrgicos, Movimento Negro Organizado (MNU), movimentos de mulheres. São esses coletivos e muitos outros que estão vindo conosco organizar a luta na Casa da Utopia. A Casa vai funcionar com total autonomia dos movimentos, que vão definir a agenda”, explica Lima.

Entre as organizações que estão colaborando para a construção do espaço está o Levante Popular da Juventude. Rebecca Vieira é mestranda em Antropologia na Universidade Federal Fluminense (UFF) e integra o movimento. Segundo a estudante, a iniciativa é um diferencial por possibilitar a construção coletiva de propostas para enfrentar o momento político do país. Vieira explica que o Levante pretende atuar na área de formação com jovens, negros e periféricos.

“A gente pensa a partir de mentes jovens para elaborar não só o nosso fortalecimento enquanto organização, mas também como que a gente, enquanto movimento social de juventude, consegue dialogar com outros coletivos e a partir desse diálogo forte, de coletividade e união, a gente pensa políticas para Niterói, formação para a juventude, principalmente para a juventude negra e periférica”, conta.

A agenda da Casa da Utopia ainda está em formação, quem tiver interesse em participar com sugestões pode mandar um e-mail para [email protected] . Para saber mais sobre as atividades, acesse a página Casa da Utopia no Facebook. A iniciativa está localizada na Rua Visconde de Morais, 255, no bairro Ingá, em Niterói.

Edição: Vivian Virissimo