américa latina

Temos um compromisso de irmandade com Cuba, diz presidente argentino recém-empossado

Em primeiro dia de trabalho como presidente da Argentina, Fernández se reuniu com mandatário cubano, Miguel Díaz-Canel

|
Presidente argentino recém-empossado se reuniu com presidente cubano nesta quarta-feira (11)
Presidente argentino recém-empossado se reuniu com presidente cubano nesta quarta-feira (11) - Casa Rosada

O presidente da Argentina, Alberto Fernández, se reuniu nesta quarta-feira (11/12) com o mandatário de Cuba, Miguel Díaz-Canel, e destacou os compromissos de sua gestão com a nação caribenha.

"Vamos avançar na cooperação mútua. Temos um compromisso de irmandade com Cuba", disse o peronista neste que foi seu primeiro dia de trabalhos como presidente argentino, após a cerimônia de posse realizada ontem no Congresso Nacional, em Buenos Aires.

Segundo comunicado emitido pela presidência, os líderes se reuniram no salão Eva Perón da Casa Rosada, sede do governo, em conjunto com os respectivos ministros das Relações Exteriores, Felipe Solá, da Argentina, e Bruno Rodríguez, de Cuba.

Segundo o jornal argentino Clarín, a reunião durou aproximadamente uma hora. Fernández deixou a sede do governo e se dirigiu a La Plata para acompanhar a posse do novo governador da província de Buenos Aires, o peronista Axel Kicillof.

Almoço com enviado de Trump

Ainda nesta quarta-feira, primeiro dia de trabalho como presidente, Fernández irá almoçar com o secretário adjunto do Departamento de Estado para assuntos do Hemisfério Ocidental dos Estados Unidos, Michael Kozak, enviado pelo presidente norte-americano Donald Trump para cúpula com o novo mandatário argentino.

À noite, Fernández viaja a Santa Fe para acompanhar a cerimônia de posse de Osmar Perotti, eleito governador da província e marcando o retorno do partido peronista ao governo da região.

Edição: Opera Mundi