Crônica

Turismo comunitário que cabe no bolso

No Assentamento Barra das Moitas, com um preço acessível você contribui para fortalecer o turismo comunitário

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Chegada na Ilha das Ostras
Chegada na Ilha das Ostras - Fotos: Celso Aquino

O Ceará é destino certo para turistas de toda parte. Os brasileiros buscam pelas águas quentes e pelas pessoas que sabem como tratar bem os visitantes, já os gringos buscam o paraíso na Terra. Mas independente do que você procura o nosso estado pode lhe oferecer uma infinidade de possibilidades e muitas dessas nós desconhecemos.

Continua após publicidade

Um desses tesouros quase escondido, mas definitivamente desconhecido por muitos de nós, é o Assentamento Barra das Moitas na cidade de Amontada, no litoral Oeste. O município com cerca de 40 mil habitantes tem sua economia baseada na agricultura, mas com um rápido crescimento do turismo devido o potencial das praias para o kitesurf, sem falarem sua beleza.

A cidade é banhada por três praias: Icaraí de Amontada, Caetanos e Moitas, mas é em Moitas que nos sentimos no paraíso, mais precisamente no Assentamento Barra das Moitas do MST, onde encontramos um turismo comunitário que cabe no bolso do trabalhador, diferente de outros pontos da cidade geridos por empresários muitas vezes estrangeiros que colocam os preços nas alturas.

As 60 famílias que compõem a comunidade, além da produção agrícola orgânica e pesqueira vem estruturando um sistema comunitário de turismo, onde as casas dos assentados são preparadas com quartos para nos receber, onde o café da manhã, assim como as outras refeições são feitas com a produção da própria comunidade. Tudo fresco e saudável.

E para se deleitar temos a praia e o rio para lavar as energias ruins e pra quem gosta de esporte fazer o kitesurf e nadar, encontramos também as dunas pra fazer passeios durante as manhãs ou luais acompanhados de violão e fogueira durante as noites ou ainda ver aquele pôr do sol indescritível com a pessoa que amamos.
Tem também o passeio de barco no rio Aracatiaçu que nos leva pra o encontro entre o rio e o mar, para o túnel no mangue, para a duna do pôr do sol e para a Ilha das Ostras, onde podemos tomar aquela caipirinha especial e comer ostras, isso para citar duas das estrelas do cardápio.

Além das duas barracas na Ilha das Ostras o Assentamento tem outras barracas em outro ponto do rio onde você pode almoçar peixe frito com baião de dois enquanto olha pro mangue. Tem ainda a possibilidade de sair pra fazer pesca esportiva com os amigos.
No Assentamento Barra das Moitas. Além de aproveitar seu lazer com as atividades mais prazerosas e com um preço acessível você ainda contribui para fortalecer o turismo comunitário construído por famílias que lutam todo dia para preservar a natureza, produzir comida saudável e construir a vida em comunidade.

Já quero voltar em julho que é a época das regatas de paquetes e canoas. Quem sabe não nos esbarramos por lá.
 

Edição: Monyse Ravena