Religião

Estado laico? Sessão no CNJ presidida por Dias Toffoli termina em oração

De mãos dadas com ex-Procurador Geral da República, presidente do STF participou de ritual religioso no órgão público

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
“Por isso, podemos agradecer a Deus antes de uma benção rápida", convida Alcides Martins, ex-PGR
“Por isso, podemos agradecer a Deus antes de uma benção rápida", convida Alcides Martins, ex-PGR - Reprodução/Youtube CNJ

Uma sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizada na última quarta-feira (18), em Brasília, foi encerrada com uma oração. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, participou do ritual religioso dentro do plenário do órgão público.

Ao final do debate, o vice-presidente do Conselho Superior do Ministério Público Alcides Martins convocou todos, inclusive Toffoli, que presidia a sessão, para uma oração. Martins assumiu interinamente a Procuradoria Geral da República (PGR) entre o afastamento de Raquel Dodge e a nomeação de Augusto Aras.

 

“Por isso, podemos agradecer a Deus antes de uma bênção rápida, agradecendo ao Senhor, dizendo, rezando, orando a oração que o Senhor nos ensinou, presidente. Se o senhor nos permite, vamos ficar em pé e vamos rezar o pai-nosso”, conclamou Martins. Em seguida, de mãos dadas, todos realizam a prece.

Antes de encerrar o ritual religioso, Martins leu um texto de autoria do cardeal Orani João Tempesta, da Arquidiocese do Rio de Janeiro, que trata do Natal. “Que o senhor abençoe essa nossa casa, esse CNJ, em nome Pai, do Filho e do Espírito Santo. Obrigado a todos e que o Senhor nos abençoe”, encerrou.

Em nenhum momento, Toffoli se mostra resistente à ideia. Ao final do ato religioso, se aproxima de Martins e o cumprimenta pela condução do ritual. Consultado, o CNJ não respondeu ao Brasil de Fato até o fechamento desta matéria.

Edição: Julia Chequer