Ensino superior

Confira o cronograma de inscrições para o Sisu, Prouni e Fies em 2020

Candidatos poderão tentar vagas em universidades públicas, bolsas em instituições privadas ou financiamento da graduação

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Inscrições para o Fies estarão abertas entre 5 e 12 de fevereiro
Inscrições para o Fies estarão abertas entre 5 e 12 de fevereiro - Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

Já está definido o calendário nacional de inscrições para quem quer tentar uma vaga no ensino superior em 2020.

Continua após publicidade

Os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019, podem se candidatar a uma das vagas de universidades públicas oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

A inscrição é gratuita e deve ser feita na página do Sisu na internet entre os dias 21 e 24 de janeiro. Cada candidato pode optar por concorrer a uma vaga em até dois cursos.

Os inscritos no Sisu também poderão concorrer a bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni), no Fundo Financiamento Estudantil (Fies) e no Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies).

O Prouni foi criado pelo governo federal em 2005 e oferece bolsas de estudo em cursos de graduação de instituições particulares. É necessário ter cursado o ensino médio em escola pública e comprovar renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo, para concorrer à bolsa integral, ou de 3 salários mínimos, para bolsa parcial.

As inscrições estarão abertas entre 28 e 31 de janeiro e devem ser feitas pelo site do Prouni.

Há ainda a possibilidade de ingressar no ensino superior privado utilizando programas de financiamento do Ministério da Educação.

O Fies e o P-Fies aceitarão inscritos entre 5 e 12 de fevereiro por meio do site sisfiesportal.mec.gov.br. Poderão acessar o financiamento a juro zero do Fies, estudantes que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos.

O P-Fies, que utiliza financiamento de bancos privados, aceita estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos.

Edição: Rodrigo Chagas