Rio Grande do Sul

AGROECOLOGIA EM DEBATE

Agapan Debate ganha versão na Feira dos Agricultores Ecologistas da Redenção

Participam o engenheiro agrônomo e pesquisador Sebastião Pinheiro e o vice-presidente da Agapan, Heverton Lacerda

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Evento ocorre na tradicional feira de orgânicos de Porto Alegre no Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos
Evento ocorre na tradicional feira de orgânicos de Porto Alegre no Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos - Divulgação

Neste sábado (11), Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos, a Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural (Agapan) promove o primeiro Agapan Debate na Feira, atividade aberta ao público que vai debater a importância da agroecologia para o meio ambiente e para a continuidade da vida saudável na Terra, em um processo que poderia ser considerado de reversão do atual rumo catastrófico que está sendo imposto para a vida, em seu amplo e universal sentido. O Agapan Debate é um tradicional evento de debates Agapan, realizado desde a fundação da entidade, em 1971, e agora ganha sua versão na Feira dos Agricultores Ecologista (FAE), tradicional feira de produtos orgânicos realizada próximo do Parque da Redenção, em Porto Alegre. Realizado pela Agapan em parceria com a Feira dos Agricultores Ecologistas e com o apoio do Coletivo Catarse e da Associação Agroecológica, o evento será realizado mensalmente, sempre no segundo sábado de cada mês, das 9h30 às 11h.

Nesta primeira edição, participam do debate o vice-presidente da Agapan, jornalista Heverton Lacerda, e o conselheiro da entidade, Sebastião Pinheiro, engenheiro agrônomo, professor, escritor e pesquisador. Pinheiro é autor e coautor de diversas publicações: “Agente Laranja em uma República de Banana”, “Biotecnologia: muito além da revolução verde” (por Henk Hobbleink, tradução e contribuição), “Agricultura Orgânica e Máfia dos Agrotóxicos no Brasil” (em parceria com Dioclecius Luz e Nasser Youssef Nasr); “Ladrões de natureza”; “Saúde no solo versus Agronegócios”. Traduziu de “Panes de Piedra” de Julius Hensel e “Húmus” de Selman Waksman. Em 1990, inicia os trabalhos na Universidade Federal do RS (Ufrgs) na Pró-Reitoria de Extensão Universitária e posteriormente no Núcleo de Economia Alternativa da Faculdade de Ciências Econômicas, como enlace com os movimentos sociais (MPA, MST, MMC e outros) até sua aposentadoria.

O áudio do evento será gravado e vai integrar o primeiro episódio do podcast Sobrevivência. Produzido e apresentado por Heverton Lacerda, em parceria com o biólogo e arquiteto Francisco Milanez, que é presidente da Agapan, o Sobrevivência mantém o nome de publicações impressas (revista e jornal) editadas pela entidade nos anos 1970 e 1980. 

Serviço:

O que? Agapan Debate na Feira - Dia do Combate da Poluição por Agrotóxicos

Onde? No espaço multiuso da Praça de Alimentação da FAE - Feira dos Agricultores Ecologista (1ª quadra da José Bonifácio, ao lado do Parque da Redenção, Bom Fim, Porto Alegre)

Quando? No sábado, 11 de janeiro, das 9h30 às 11h

Edição: Marcelo Ferreira