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Oscar

Artigo | “Democracia em Vertigem”, um documentário incompleto

Cristóvão Feil traz suas impressões acerca do documentário de Petra Costa que foi indicado ao Oscar

13.jan.2020 às 19h23
Porto Alegre
Cristovao Feil
Documentário leva até a cerimônia do Oscar a interpretação da cineasta acerca dos fatos que conduziram ao Golpe de 2016 no Brasil

Documentário leva até a cerimônia do Oscar a interpretação da cineasta acerca dos fatos que conduziram ao Golpe de 2016 no Brasil - Divulgação Netflix

A indicação do filme-documentário “Democracia em Vertigem” ao Oscar é notícia auspiciosa e relevante para os que lutam pela retomada democrática no Brasil. Sublinha e chama a atenção mundial para os fatos ocorridos no País, durante os anos 2013 e 2016, governo Dilma Rousseff, quando se manifestou cruelmente um esforço internacional para derrubar a frágil democracia brasileira.

Infelizmente o esforço foi exitoso, pelo menos na intenção destrutiva e entreguista. Hoje, a extrema direita no poder não consegue responder aos desafios grandiosos para recolocar o País na normalidade formal exigida para novamente ser classificado como “democracia em Estado de Direito”. Cambaleamos a cada dia e a cada hora na tentativa inglória de fingir que experimentamos a normalidade funcional da institucionalidade e da divisão de poderes. Admite-se que o fracasso é o próprio êxito da extrema direita no poder.

O filme ora indicado ao Oscar tenta contar os tempos pregressos desta nova tragédia brasileira: o golpe de Estado de 2016. A valente diretora Petra Costa faz a disputa pela versão histórica que deve prevalecer nos compêndios, nas salas de aula, nos debates públicos, nos corações e nas mentes das futuras gerações acerca de tão relevantes e tristes acontecimentos políticos. Sim, a luta de classes também envolve a disputa pela História. Petra avança bastante, mas ainda ficaram frestas por onde vertem sombras e zonas cinzentas, rachaduras por onde a verdade factual não consegue se revelar por inteira. 

Ainda assim, confesso que gostei do documentário de Petra Costa. A delicada mescla de depoimento pessoal-familiar-político ficou na medida.

Tenho apenas dois apontamentos básicos:

1) Quando são mencionados os eventos de massa de junho/julho de 2013, a identificação dos motivos políticos que promoveram aqueles fatos é nebulosa e esquecida, porque ignora que ali se preparava uma futura "primavera brasileira", que a exemplo das reviravoltas no mundo árabe, sempre foram mobilizações provocadas e controladas desde fora, a saber: os USA. O bruxo da direita mundial, Steve Bannon, não nega isso. As jornadas de 2013 no Brasil foram um laboratório experimental para o que viria na sequência dos meses.

2) Hoje, está muito claro o papel que o chamado Deep State estadunidense cumpriu no golpe de 2016, na Lava Jato/Moro e na própria "eleição" de Bolsonaro e família. Essa ênfase necessária e fundamental não comparece ao documentário de Petra Costa. Eu suponho que seja pelo fato de os seus produtores/distribuidores serem oriundos dos USA.

A Netflix auxiliou na produção e investiu na distribuição do filme em 190 países ao mesmo tempo. Isso não é pouca coisa.

Afinal, a Netflix é uma empresa do grupo The Walt Disney Company, e o seu CEO, Reed Hastings, é membro do conselho administrativo do Facebook.

Quando falamos em Netflix, Walt Disney e Facebook estamos falando de importantes players da constelação estelar do super-über-dinheiro global chamada Masters of the Universe, é gente que conta e que manda de fato na bagaça mundial.

Seria muita ingenuidade pensar que não tivesse havido uma espécie atenuada (porque tácita) de pacto faustiano: você não denuncia os USA, e nós vamos promover o filme no mundo todo. É pegar ou largar.

Noves fora, o filme é muito bom. Merece o Oscar de melhor documentário do certame.

 

*Sociólogo

Editado por: Marcos Corbari
Tags: documentáriogolpeoscar
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