Rio Grande do Sul

Fórum Social das Resistências

Conselho Nacional de Saúde debate alterações recentes na legislação social

Assembleia de Convergência Trabalho e Seguridade Social integra atividades do Fórum Social das Resistências

Brasil de Fato | Porto Alegre |
Saúde, Assistência e Previdência passam por desmanche, destaca a juíza do Trabalho no TRT4 Valdete Souto Severo
Saúde, Assistência e Previdência passam por desmanche, destaca a juíza do Trabalho no TRT4 Valdete Souto Severo - Foto: Divulgação Conselho Nacional de Saúde

Dentro da programação do Fórum Social das Resistências, o Conselho Nacional de Saúde promoveu uma conversa sobre trabalho e seguridade social, na manhã de quarta-feira (22/01), em Porto Alegre (RS). A Assembleia de Convergência reuniu palestrantes e convidados para debater as alterações recentes na legislação social, sobretudo nas áreas de Saúde, Assistência e Previdência, com a retirada de direitos dos trabalhadores e asfixia da atuação sindical, dificultando ainda mais a luta por melhores condições de vida no país. 

“A consequência disso foi chegarmos em momento de um absoluto desmanche do Estado social, especialmente a partir de 2016, e termos alterações na legislação trabalhista que em lugar que efetivar a garantia contra a despedida, facilita a demissão”, destacou a juíza do Trabalho no TRT4 Valdete Souto Severo, uma das palestrantes do evento. 

Também participaram da conversa a professora Dra. em Serviço Social Berenice Rojas Couto; a advogada especialista em Seguridade Social Marilinda Marques Fernandes; e o mestre em filosofia e integrante do Centro de Educação e Assessoramento Popular (Ceap) Valdevir Both. 

Como encaminhamento da atividade, os participantes irão aprovar uma carta para ser entregue na Assembleia dos Povos, que será realizada na sexta-feira (24), às 14h, no auditório da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Instituições Financeiras do Rio Grande do Sul (FETRAFI-RS).

Assista à transmissão da Assembleia de Convergência realizada pela CUT-RS:

Acesse a programação completa das atividades do 2º Fórum Social das Resistências.

Edição: Marcelo Ferreira