Paraíba

Paraíba

Pesquisa revela a existência de 251 comunidades de terreiro na grande João Pessoa

Os dados foram apresentados em evento sobre o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Evento na Paraíba celebra o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa
Evento na Paraíba celebra o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa - Foto: Divulgação/Secom-PB

Uma pesquisa realizada pela Casa de Cultura Ilê Asé D'Osoguiã junto com o Governo do Estado revelou que os municípios da região metropolitana de João Pessoa têm 251 espaços religiosos funcionando em 107 bairros. Os dados são referentes ao cadastro socioeconômico e cultural de povos e comunidades tradicionais de matriz africana e comunidades de terreiros apresentada nesta terça-feira (21), durante evento sobre o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa: II Seminário de Políticas Públicas de comunidades tradicionais de Matriz Africana e de Terreiros, na sede da OAB-PB, em João Pessoa.

O projeto do cadastro foi realizado pela Casa de Cultura Ilê Asé D'Osoguiã em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana (Semdh), que fez o monitoramento do processo, por meio de um edital do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

A pesquisa foi realizada pelo Instituto de Planejamento, Pesquisa, Comunicação, Estudos Sociais e Tecnológicos (IPPECET) durante os meses de julho a novembro de 2019. Das casas de terreiros pesquisadas, 143 foram fundadas de 2000 a 2019. No total, 46,6% da população se declara preta e 29,9% parda.

Segundo o coordenador do IPPECE, Danilo Santos, os pesquisadores foram a campo com tablets e utilizaram um aplicativo para coletar as informações nas cidades de João Pessoa, Conde, Alhandra, Santa Rita, Bayeux e Cabedelo. Os terreiros que não foram incluídos podem fazer o cadastro voluntário pelo link no cadterreiros.cciao.org.

A diretora da Casa de Cultura Ilê Asé D'Osoguiã, Mãe Tuca, disse que a iniciativa tem o objetivo de mapear os espaços e utilizar os dados para intervir com políticas públicas para atender a população. “Defendemos o respeito à diversidade e esperamos que os resultados desta pesquisa contribuam para a promoção de uma identidade de pertencimento do povo afrodescendente, com a apropriação legítima de elementos fundamentais de matriz africana, valorização e reafirmação da presença dos negros e negras afrodescendentes no cenário nacional. Não quero mais racismo. Quero respeito para o meu povo", afirmou ela.

A secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Lídia Moura, participou do evento, que contou com outros representantes de terreiros do Estado. Ela afirmou que o governo assumiu o compromisso de implantar o Centro de Referência de Enfrentamento ao Racismo e à Intolerância Religiosa. “Temos mais de 295 denúncias de intolerância religiosa registradas e consideramos que precisamos atuar no enfrentamento, já que a maioria é contra as comunidades de terreiros. A data é um marco pela luta ao respeito da diversidade religiosa e a divulgação desses dados é um importante passo para servir de base para propormos políticas públicas, incluindo a implantação de um centro de referência”, afirma a secretária Lídia Moura.

Durante a tarde, o Fórum de Diversidade Religiosa da Paraíba também promoveu o evento Direitos Humanos e Espiritualidade em parceria com a Defensoria Pública do Estado, também na sede da OAB-PB. O encontro teve como tema Pactos de Construção para uma Cultura de Paz.

Onde fazer denúncias

Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Homofóbicos, Étnicos Raciais e Delitos de Intolerância Religiosa (DECHRADI)
Endereço: Rua Francisca Moura, 34, Centro, João Pessoa
Ligue: 3218- 6762

Edição: Cida Alves