Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

NEGRITUDE

Primeira Parada Preta é realizada neste domingo (17) em João Pessoa

Evento acontece, a partir das 16h, no estacionamento do Espaço Cultural

01.fev.2020 às 18h53
João Pessoa (PB)
Gabriel Carulla
Muitas atrações são esperadas, como Linn da Quebrada e Bixarte

Muitas atrações são esperadas, como Linn da Quebrada e Bixarte - Reprodução

A Parada Preta é uma alternativa à Parada LGBT tradicional. Ela surgiu para atender às demandas de representatividade dos corpos trans e negros que não são contemplados na maioria dos eventos regionais e nacionais de grande porte.
O evento acontecerá no domingo, dia 17 de novembro, às 16h, no estacionamento do Espaço Cultural José Lins do Rêgo e a entrada será gratuita.
As atrações serão Linn Da Quebrada, Jup Do Bairro, Bixarte, Phil, Traficante Celeste, Joaba, Felipa, Lovately, Thalessa, Acarajow, Passinho & David, Friday Manson e Lilit, alternando entre shows, performances e discotecagens.
O evento conta com o apoio da FUNESC, do MEL (Movimento do Espírito Lilás), do Axé do Mola, e do bar Saturna, que cediará o after da Parada.
Para compreender melhor como o evento se concretizou na cidade de João Pessoa, fomos conversar com Frankla Pei Pei, uma das idealizadoras e produtoras do evento.
“A Parada Preta começou a partir desse rolê da censura que aconteceu com Linn Da Quebrada, né? Ela foi censurada pelo teor político que a música dela carrega. Basicamente por que ela é uma artista trans e preta e a música dela tem palavrões e isso “não seria legal” ter na Parada LGBT. Ela ia ser contratada, eu tava no processo de contratação dela, já dentro da Parada que rolou em setembro, já estava tudo certo com a FUNJOPE e tal, e aí do nada a produção da Linn recebe um e-mail, dizendo que tinha sido cancelado o show. Só que isso tudo já tinha sido encaminhado, foi uma coisa bem do nada. Aí a produtora da Linn me ligou e perguntou o que aconteceu, aí foi quando eu consegui falar com o pessoal da FUNJOPE e eles disseram que era por causa do discurso político. E com a Bixarte a mesma coisa, ela foi censurada porque ela faz uma crítica muito grande ao governo, ao presidente, essas coisas", explicou Frankla Pei Pei
Segundo Frankla, a Parada Preta vem para preencher esse espaço com esse discurso e com essas pessoas. "Porque acredito que a principal justificativa implícita aí, é que são corpos trans e pretos, já que existe um histórico de pessoas cisgêneras e brancas se apresentando na Parada. Tanto que se olhar a line da Parada desse ano só tem pessoas brancas e cisgêneras, a atração principal foi uma menina hétero, cis, simpatizante só", desabafou.
A ideia de realização do evento se baseia em iniciativa semelhante adotada em São Paulo. "De início fui eu e a Hiura que estávamos infiltradas na Parada, ela é de São Paulo e lá já tem essa experiência de uma Parada Preta que surgiu pelas mesmas demandas, não de censura, mas de falta de representatividade desses corpos na Parada. A Hiura sugeriu essa construção de uma Parada alternativa, e aí a gente começou a pensar a partir dessa experiência que já tinha rolado em São Paulo na questão dessa Parada Preta aqui. E aí quando aconteceu a censura da Linn da Quebrada, foi assim, o auge pra isso ser criado. A gente pegou o momento que tava rolando e aproveitou a oportunidade pra fazer acontecer”, disse Frankla ao explicar o surgimento da Parada Preta em João Pessoa.

Editado por: Heloisa De Sousa
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

Genocídio

Ataques israelenses na Faixa Gaza deixam 41 mortos, diz Defesa Civil; 23 esperavam distribuição de alimentos

PAN-AFRICANISMO

Livro discute legado de Kwame Nkrumah para a união africana: ‘Temos de olhar para nossos próprios visionários’

Violência política

Trump preside desfile militar em meio a protestos e a atentado contra congressistas democratas

SOLIDARIEDADE

Ato em Caxias do Sul (RS) pede o fim do genocídio do povo palestino e rompimento de relações com Israel

Contra migrantes

Trump já deportou mais de 5 mil venezuelanos e economia dos EUA deve sentir o baque

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.