Um projeto que tem como objetivo fortalecer ações que impactem positivamente na vida dos jovens do Brasil. Esse é o ponto de partida do projeto “Nós por Nós”, uma iniciativa do Levante Popular da Juventude que começou em 2015. No próximo sábado (31) acontece o lançamento estadual do projeto em Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro. Em outubro, o projeto chega aos 26 estados do Brasil.
Segundo Breno Rodrigues, membro do Levante Popular da Juventude, as atividades do projeto são construídas de forma coletiva, a partir das demandas das comunidades. “O projeto iniciou, há quatro anos, a partir de três eixos prioritários: trabalho comunitário, educação e cultura. A gente quer dialogar e fortalecer as ações da juventude”, explica.
Uma questão que tem se mostrado crucial nos diálogos com os jovens da periferia é o desemprego. Segundo última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), mais de 7 milhões de jovens estão desempregados no país – o maior número já registrado desde que a pesquisa começou a ser apurada em 2012.
“Temos sentido nos debates como essa realidade afeta a vida dos jovens. Por isso, a gente vai ter um ‘balcão de empregos’ para as pessoas ficarem mais por dentro do que podem fazer”, destaca Breno.
Larissa Silva, também membro do Levante, complementa que a programação em Manguinhos conta ainda com atendimentos jurídicos e médicos para esclarecer dúvidas da população. “Todas as atividades foram pensadas em conjunto com as pessoas no bairro a partir de demandas locais. Sabemos que a saúde é outra questão latente nessa região”, afirma.
A atividade de lançamento do projeto “Nós por Nós” é aberta ao público e acontece no sábado (31), a partir das 15h, na Praça do Paquistão, perto da Biblioteca Parque, em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Os shows têm início a partir das 17h, com microfone aberto para artistas que quiserem participar.
Confira a programação completa: