Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • TV BdF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • I
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Opinião
  • DOC BDF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Geral

Crise financeira

RS: Oposição quer retirada imediata do pacote de ajuste fiscal de Sartori

Parecer do Tesouro Nacional rejeitou o pedido do governo Sartori de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal

01.fev.2020 às 18h41
Redação
|Sul21
No dia 8 de novembro, Sartori entregou a Temer documento com propostas para ajuste fiscal

No dia 8 de novembro, Sartori entregou a Temer documento com propostas para ajuste fiscal - Luiz Chaves/Palácio Piratini

Deputados das bancadas do PT, PCdoB, PSOL e PDT, na Assembleia Legislativa, divulgaram nota nesta quinta-feira (23), defendendo a retirada imediata do pacote de ajuste fiscal encaminhado pelo governador José Ivo Sartori (PMDB). Assinada pelas deputadas Stela Farias (PT), Manuela D’Ávila (PCdoB), Juliana Brizola (PDT) e Pedro Ruas (PSOL), a nota destaca que a posição da Secretaria do Tesouro Nacional rejeitando o pedido do governo Sartori de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal comprova que “há um hiperdimensionamento da crise financeira do Estado” para justificar as políticas de “privatizações, arrocho salarial, aumento de impostos e desmonte do Estado” propostas pelo governo do PMDB e seus aliados.

Segundo parecer do Tesouro Nacional, no Rio Grande do Sul, a despesa com pessoal somada aos valores pagos do serviço da dívida atinge o percentual de 57,98% da Receita Tributária Líquida (RTL) e não de 70%, índice este que integra os requisitos para a adesão ao Regime de Recuperação Fiscal. Segue a íntegra da nota:

Posição da Secretaria do Tesouro Nacional desmente Sartori

O discurso de crise do governador Sartori caiu por terra, em definitivo, com a posição da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), que divulgou em seu site parecer rejeitando o pedido do governo do Estado de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal. Os dados apresentados pela STN comprovam o que a oposição vem afirmando nestes três anos de governo Sartori. Há um hiperdimensionamento da crise financeira do Estado para justificar as políticas de arrocho salarial, aumento de impostos, desmonte do Estado e privatizações das empresas públicas que o PMDB e seus aliados querem levar a cabo no RS.

Um exemplo disso é o montante gasto com pessoal. No RS, a despesa com pessoal somada aos valores pagos do serviço da dívida atinge o percentual de 57,98% da Receita Tributária Líquida (RTL). A Lei Complementar 159 estabelece que somente podem aderir ao plano os estados onde essas duas despesas somadas ultrapassem a 70% da RTL. Esses dados só fortalecem a tese de que o parcelamento de salários foi intencional para criar a falsa ideia de caos financeiro. Com este percentual de gasto com pessoal e com a suspensão do pagamento da dívida com a União, só a vontade do governo justifica o parcelamento dos salários.

Caída a máscara, desmontada a farsa, o governador Sartori tem a obrigação de retirar imediatamente da ALRS o seu pacote exterminador do futuro do Rio Grande. Hoje, mais do que ontem, se tornam imperiosas a adoção de medidas que garantam transparência ao fluxo de caixa no Estado. Reafirmamos nosso pedido por uma tomada especial de contas para investigar o comportamento do fluxo de caixa. Da nossa parte vamos redobrar esforços para instalação da CPI do Parcelamento dos Salários. Neste governo não dá para acreditar. Mas nós acreditamos no Rio Grande e vamos defender o seu futuro.

Deputada Stela Farias – Bancada do PT
Deputada Manuela D’Avila – Bancada do PCdoB
Deputado Pedro Ruas – Bancada do PSOL
Deputada Juliana Brizola – PDT

Editado por: Sul21
Conteúdo originalmente publicado em Sul21
Tags: ajuste fiscalmanuela d'ávilapsolpt
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

POLÍTICA EXTERNA

Lula quer mais conectividade aérea, marítima e terrestre entre Brasil e Caribe

USO INDEVIDO

Deputados acusam Eduardo Leite de autopromoção com dinheiro público

CONSTRUÇÃO COLETIVA

4ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora reúne mais de 600 pessoas em Porto Alegre

Greve na educação DF

Greve dos professores no DF evidencia descumprimento do Plano de Educação, revela debate na Câmara distrital

CINEMA

Cine Passeio exibe filme sobre Palestina neste sábado

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.