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Mobilidade

Sem detalhar novo modelo, Doria quer privatizar gestão do Bilhete Único

Especialistas contestam argumentos utilizados pelo prefeito de São Paulo (SP)

01.fev.2020 às 18h38
São Paulo (SP)
Rafael Tatemoto
Bilhete Único é responsável por cerca de 94% das viagens em transporte público na cidade

Bilhete Único é responsável por cerca de 94% das viagens em transporte público na cidade - Bilhete Único é responsável por cerca de 94% das viagens em transporte público na cidade

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), pretende entregar ao setor privado a gestão do Bilhete Único em São Paulo. Ele argumenta que a medida pode gerar uma economia de mais de R$ 400 milhões para as contas públicas, mas ainda não detalhou qual será o modelo de gestão. Especialistas ouvidos pelo Brasil de Fato, entretanto, contestam a justificativa por ele apresentada.

O Bilhete Único é responsável por cerca de 94% das viagens em transporte público na cidade, e sua gestão está atualmente sob responsabilidade da SPTrans, empresa pública municipal. Atualmente, mais de cinco milhões de passageiros utilizam o sistema.

Com a privatização, uma operadora repassaria às empresas de ônibus os valores arrecadados com a venda de créditos. A taxa de retorno estaria garantida pelo intervalo neste processo: a futura responsável pelo sistema teria até cinco dias para realizar esta transferência, podendo neste prazo realizar operações financeiras. Além disso, a empresa ganhadora da licitação poderá dar outras funções ao Bilhete Único, como vale-refeição, cartão de crédito e débito.

Doria também anunciou a pretensão de aumentar o valor das passagens para usuários que utilizem dinheiro em espécie, sob a justificativa de incentivar a migração para a utilização de cartões e, no futuro, suprimir a presença de cobradores.

Além do Bilhete Único, o atual prefeito de São Paulo já manifestou a intenção de privatizar outros espaços municipais, entre eles, o estádio do Pacaembu, o autódromo de Interlagos e o Anhembi.

Críticas

Para Hélio Wicher Neto, pesquisador do Instituto Pólis e mestre em Planejamento e Gestão Territorial, é difícil avaliar a pertinência dos argumentos de Doria. “Essa questão é uma caixa-preta", diz. Na mesma linha, Lucio Gregori, engenheiro e ex-secretário de Transportes da cidade de São Paulo (1990-1992), afirma que o discurso do prefeito tem caráter “ideológico”.

“A SPTrans faz essa gestão internamente e, esporadicamente, sai algum dado sobre fraudes e esquemas de correção. O fato é que o perfil e discurso do Dória pregam que a gestão privada é sempre mais eficiente. É difícil falar sobre isso, porque eles colocam apenas as expectativas", aponta Wicher. "Não há modelagem que demonstre que o retorno será suficiente e que o Estado não terá que bancar nada [da gestão do BU]", duvida.

De acordo com ele, a SPTrans e, especificamente, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET ), são burocracia super especializadas e com um corpo técnico qualificado. "Se pode ser lucrativo para iniciativa privada, ainda que o Estado não tenha que ter lucro, porque não seria viável uma operação que reduziria a necessidade de investimento?", questiona.

Gregori avalia que Doria apresenta um discurso contraditório. “O prefeito é o gestor no comando da SPTrans. Se ele afirma que ela custa mais caro do que o setor privado, ele deveria verificar o porquê. Das duas uma: ou o serviço da SPTrans é menos eficiente e , portanto, ele que melhore sua eficiência, ou os funcionários da SPTrans têm uma remuneração mais digna do que nas empresas privadas, e ele vai ter que explicar também por qual razão ele prefere pagar menos a esses trabalhadores", argumenta.

Neste sentido, Wicher avalia que a medida é apenas uma na tendência da nova gestão municipal. “Ele já deu um primeiro passo de parar de usar as estatísticas da CET. A tendência é de esvaziar esses órgãos. Essa operação é essencial? Há um interesse público que torna esse serviço uma questão estratégica? Essa discussão não é feita. Ele enxerga o Estado como a empresa dele".

"Quanto vai custar isso para o usuário? Quanto vai se gastar concretamente? Isso tudo ainda é uma interrogação", critica o pesquisador.

Recursos

Gregori aponta que os argumentos fiscais de Doria omitem uma das principais questões relacionadas ao transporte: seu financiamento.

“No fundo, é uma manobra para explicar o inexplicável. Por que a prefeitura não tem recursos suficientes para prestar serviços públicos de qualidade a preços acessíveis? Porque a política tributária – municipal, estadual e federal – não cobra impostos na proporção que deveria daqueles que, de fato, têm recursos", explica.

Ele contesta também o projeto em relação à cobrança maior para pagamento da passagem em dinheiro, ainda que considere que o objetivo de assimilar todos usuários no Bilhete Único seja "um raciocínio, no limite, correto".

Para o engenheiro, se os usuários que utilizam o cartão cobrem os custos com cobradores, também verdade que os que pagam em dinheiro ajudam a sustentar os custos de gestão do sistema de cartões.

Resposta

A reportagem contatou a SPTrans e a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes para responder às críticas realizadas pelos entrevistados, mas não obteve resposta.

Edição: Camila Rodrigues da Silva

Editado por: Redação
Tags: bilhete únicoprivatizar
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