Na noite do dia 13 de setembro, próxima quinta-feira, o Curso de Extensão Direito à Cidade da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, o Observatório das Metrópoles e um conjunto de organizações comprometidas com a temática, promoverão o Seminário Cidades Democráticas e Socioambientalmente Justas.
O evento terá início a partir das 18h, no Cine Teatro São José, localizado à Rua Lino Gomes, no Bairro do São José, em Campina Grande. A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. O palestrante será o professor Jean Bitoun, do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco que participa desde 1998 da Rede Observatório das Metrópoles e colabora a Rede de Estudos sobre Cidades Médias.
Na oportunidade, haverá a divulgação da “Carta de Campina Grande”, elaborada no seminário “A Cidade é Nossa” realizado em fevereiro de 2018, e um chamado ao compromisso das instituições da sociedade civil e da academia para a formação de uma Frente pelo Direito à Cidade bem como a entrega da carta de Campina Grande ao poder público local e estadual.
A atividade é um desdobramento do I Seminário “A Cidade é Nossa”, realizado em fevereiro deste ano, com o tema “Participação Social no Centro da Agenda Urbana”, e da continuidade à agenda que contou com a participação de ativistas, especialistas, estudantes, gestores e ainda com a arquiteta e urbanista Dra. Ermínia Maricato.
Programação
18h – Abertura/Boas Vindas – Professora Dra. Lívia de Miranda (CAU/UFCG – Coordenadora do Observatório das Metrópoles – Núcleo Paraíba – Coordenadora do Curso de Extensão Direito à Cidade/Projeto de Extensão Fortalecendo capacidades pelo Direito à Cidade) e Ms. Ana Patrícia Sampaio (CENTRAC/PMSS)
18h30 – Apresentação da “Carta de Campina Grande”, o contexto e as motivações de sua formulação – Roberto Jefferson Normando (Observatório do Nordeste)
19h – Mesa debate – Cidades Democráticas e socioambientalmente justas- com
Professor Dr. Jan Bitoun (PPGEO/UFPE)
20h – Convite às instituições da sociedade civil, gestão pública local e
estadual a se comprometerem com a “Carta de Campina Grande” – assinatura
da carta.
20h30 – Encerramento e Ato Cultural