Desmonte

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 6 de fevereiro de 2020

Deputada Jandira Feghali fala sobre exclusão de sociedade civil do Conselho Nacional de Meio Ambiente

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

A sociedade civil foi excluída do conselho deliberativo do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA), mediante decreto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicado nesta quinta-feira (6). A deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), apresentou um Projeto de Decreto Legislativo para sustar os efeitos da medida.

Em entrevista ao Jornal Brasil Atual Edição da Tarde, a deputada disse não ter dúvidas de que o objetivo da medida do governo é garantir os interesses de empresas com atividades em conflito com o meio ambiente: "se você tira o contraponto de quem historicamente a defesa do meio ambiente, que são exatamente essas representações da sociedade civil, num governo que tem se acumpliciado, protegido ou não punido os agressores do meio ambiente, não tem como a gente imaginar que essa retirada da sociedade civil seja para proteger a sustentabilidade". 

"Nós não estamos vivendo um momento de desenvolvimento sustentável, ao contrário, estamos sem desenvolvimento e com agressões a qualquer possibilidade de sustentabilidade desse país. Então, tirar a sociedade civil é dar total predominância aos interesses de mercado, de poluidores e de pessoas que não prezam nem um segundo pelo desenvolvimento sustentável brasileiro", critica Feghali. 

Ainda sobre a questão ambiental, o jornal traz informações sobre o projeto do presidente Jair Bolsonaro que libera mineração em terras indígenas, e a portaria do ICMBio que autoriza pesca esportiva em unidades de conservação ambiental em todos os biomas do país, incluindo Amazônia e Pantanal. 

Confira os demais destaques logo no início do jornal. 

----------

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, nas frequências da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz), e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.
 

 

Edição: Mauro Ramos