Reintegração

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 7 de fevereiro de 2020

Resistência dos indígenas guarani no Pico do Jaraguá contra construção de prédios na área é destaque no programa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

Em reação à declaração de Jair Bolsonaro, em que afirmou que pessoas que vivem com HIV são uma “despesa para todos", Conselho Nacional de Saúde e entidades lançam campanha para denunciar que fala do presidente da República reforça estigmas e preconceitos. Nesta edição do Jornal Brasil Atual Edição da Tarde, ativistas e especialistas falam sobre o assunto.

Continua após publicidade

O programa traz atualizações sobre a ocupação de indígenas guarani de uma área vizinha à Terra Indígena (TI) do Jaraguá. A ação da comunidade é realizada contra a tentativa de construção de 5 prédios na área, pela construtora Tenda Negócios Imobiliários. A juíza do Tribunal de Justiça de São Paulo, Maria Cláudia Bedotti, manteve a liminar de reintegração de posse da área.

A decisão da juíza vai contra a Defensoria Pública da União (DPU), em São Paulo, que havia solicitado a suspensão da reintegração nesta quinta-feira (6). 

Na área econômica, o programa traz análises sobre o aumento do custo da cesta básica em janeiro em 11 das 17 capitais pesquisadas pelo Dieese, e o recuo de 2,2% nos investimentos em produção, na comparação entre 2019 e 2018. 

Jornal Brasil Atual aborda ainda os questionamentos de ativistas que trabalham com dependentes na Cracolândia, na região central de São Paulo (SP), ao Levantamento de Cenas de Uso de Capitais. Segundo o estudo, o faturamento do tráfico no local, seria de R$ 9,7 milhões por mês.

A expectativa para a premiação de “Democracia em Vertigem”, indicado ao Oscar, que acontece no domingo e a programação carnavalesca para o fim de semana em São Paulo, são destaques na agenda cultural.  

Ouça os demais destaques logo no início do programa.
-------------

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, nas frequências da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz), e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.

Edição: Mauro Ramos