São Paulo

Chuva em SP causa uma morte e 36 desabamentos; volume é duas vezes acima do esperado

Enchentes refletem ausência de planejamento urbano e ambiental, afirma especialista

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Enchentes também refletem a precariedade ou a ausência de planejamento urbano e ambiental. - Agência Brasil

São Paulo já começou a semana em meio ao caos, com ruas e avenidas alagadas. Até às 8h45 da manhã desta segunda-feira (10), o Corpo de Bombeiros de São Paulo registrou uma morte por afogamento, na região do Bom Retiro, 320 acionamentos para enchentes, 36 para desabamentos e 47 para quedas de árvores.

Continua após publicidade

Em algumas regiões da cidade, a precipitação chegou a 90 milímetros, nas últimas 24 horas, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. 

Continua após publicidade

Para fins de comparação, a precipitação de uma chuva moderada está entre 2,5 e 10 milímetros por hora; e de chuva forte, entre 10 e 50 milímetros. Em janeiro deste ano, o governo estadual de São Paulo passou a ser responsável pela operação das 26 bombas que previnem enchentes em três pontes da Marginal Tietê. 

Continua após publicidade

Na época, o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, afirmou que “se a chuva ultrapassar a capacidade de bombeamento [entre 40 e 50 milímetros], sim [haverá alagamento]”, tornando o sistema de bombas ineficientes para chuvas fortes e para aquelas que duram horas, como é a que vive São Paulo nesta segunda-feira. 

Continua após publicidade

Ricardo Moretti, professor aposentado de Planejamento Territorial da Universidade Federal do ABC (UFABC), explica que, para além da perspectiva de um fenômeno “simplesmente natural”, as enchentes também refletem a precariedade ou a ausência de planejamento urbano e ambiental. 

Quando a água da chuva cai em um ambiente natural, parte dela infiltra no solo, outra escoa. Nas cidades, o curso da chuva é diferente: a água dificilmente se infiltra, circulando mais rápido e em maior quantidade, em decorrência da impermeabilização do solo e da retificação dos rios e córregos.

“Quando se canaliza um rio, empurra-se o problema para baixo, porque maiores quantidades de água vão chegar nas regiões mais baixas.”, aponta.

Essa é a lógica utilizada nas margens de rios que escoam a água da chuva para as principais vias fluviais da cidade: Tietê e Pinheiros. Um desses rios é o Tamanduateí, que frequentemente transborda, e que em cujas margens vive Ana Paula de Moura Gomes, de 43 anos, com seu marido, Augusto Gomes dos Santos, de 50 anos, e os seis filhos. 

Desde que se mudaram para a pensão que abriga cerca de 50 pessoas – cada família em um cômodo –, em 2009, a família de Ana Paula observa a enchente como quem vê o perigo se aproximar, ameaçar e ir embora, mas com a tensão da possibilidade de repetição a cada dia seguinte. 

A pior enchente ocorreu em março de 2019, à qual sobreviveram por um “milagre” e graças ao heroísmo dos vizinhos, como definiu Augusto, e não por uma intervenção do poder público. “Ninguém veio. Do outro lado, eu via o bote dos bombeiros que vinha até ali, dali voltava. Todo mundo viu o meu sofrimento, todo mundo ligava e não veio nada. Não apareceu um barco, uma lancha, nada”, conta Augusto. “Se fosse no Alto do Ipiranga, a atenção seria maior, né? Aí era diferente, no Morumbi, Moema, Jardins.”

Edição: Leandro Melito