Serviço

Campanha nacional de vacinação contra o sarampo foca em crianças e jovens

A vacina é oferecida de graça nos postos da rede pública; meta do Ministério da Saúde é imunizar 3 milhões de pessoas

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

11-02-20 - Vacina Sarampo - Marcelo Camargo
Campanha para conter o sarampo será realizada em três fases - Marcelo Camargo | Agência Brasil

Uma nova fase da campanha de vacinação contra o sarampo foi lançada na última segunda-feira (10). A ação nacional do Ministério da Saúde é focada em crianças e jovens de 5 a 19 anos. Essa etapa segue até o dia 13 de março. 

Continua após publicidade

A meta da pasta é imunizar 3 milhões de crianças e jovens até o fim dessa fase.

Em 2019, o país registrou mais de 18 mil casos. No estado de São Paulo, onde os número mais preocupantes, foram registradas 14 mortes. 

No próximo sábado (15), acontecerá o Dia D. Nesta data, os postos de saúde estarão abertos para vacinar as pessoas que fazem parte do público alvo. 

A campanha será realizada em três etapas neste ano. De 10 de fevereiro até 13 de março, o foco é no público de 5 a 19 anos. Entre junho e agosto, o reforço será voltado para o público de 20 a 29 anos. A terceira fase, em agosto, será focada em pessoas de 30 a 59 anos de idade.

Para receber a vacina, basta procurar uma unidade de saúde. A imunização contra a doença é oferecida gratuitamente na rede pública. É importante levar a carteira de vacinação. Mas também é possível receber a dose mesmo sem o documento. 

A vacina é contraindicada durante a gestação.

Sintomas

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa, viral, que pode evoluir para complicações e levar à morte do paciente. 

Os principais sintomas da doença são: febre alta acima de 38 graus e meio, dor de cabeça, manchas avermelhadas na pele do rosto e atrás das orelhas, tosse persistente, coriza, conjuntivite e manchas brancas na mucosa da boca.

Edição: Geisa Marques