Mostrar Menu
Brasil de Fato
ENGLISH
Ouça a Rádio BdF
  • Apoie
  • Nacional
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • |
  • Cultura
  • Opinião
  • Esportes
  • Cidades
  • Política
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Mostrar Menu
Brasil de Fato
  • Apoie
  • TV BDF
  • RÁDIO BRASIL DE FATO
    • Radioagência
    • Podcasts
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
Mostrar Menu
Ouça a Rádio BdF
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Brasil de Fato
Início Bem viver Cultura

AGROECOLOGIA

Com 150 toneladas de arroz agroecológico, camponeses organizam festa em Sergipe

As experiências de cultivo começaram em 2016

13.fev.2020 às 14h25
Petrolina (PE)
Vanessa Gonzaga

As famílias com apenas 17 hectares de terra conseguiram produzir cerca de 150 toneladas de arroz agroecológico entre 2019 e 2020 - MPA/SE

Cerca de 15 famílias do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) das comunidades de Soldeiro, em Neópolis, Ponta de Areia, em Pacatuba, e Serrão e Bongue, em Ilha das Flores, todas na Região do Baixo São Francisco, em Sergipe, desenvolvem há quatro anos o plantio de arroz com práticas agroecológicas, ou seja, livre de transgênicos e agrotóxicos e respeitando a agrobiodiversidade da região. As experiências de cultivo começaram em 2016 com a parceria entre o MPA, a Cáritas Diocesana de Propriá e o Projeto Dom Távora/Seagri/Fida, que financiaram parte da produção. 
Com o encerramento do projeto, o momento agora é de comemoração, com a primeira edição da Festa da Colheita do Arroz: Construindo Transição Agroecológica. A comemoração começa nesta sexta (14) às 14 horas, na Comunidade Betume II, em Ilha das Flores, com a participação de grupos culturais, ida a campo para ver e participar da colheita do arroz, um ato religioso e uma mesa de debate com movimentos e organizações parceira e bandas de forró pé de serra. O evento contará com a presença da vice-governadora de Sergipe Eliane Aquino, do secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca, André Bonfim; do coordenador do Projeto Dom Távora, Gismario Nobre e dos mandatos populares do deputado federal João Daniel (PT) e deputado estadual Iran Barbosa (PT).
Após quatro anos, o saldo é positivo. As famílias com apenas 17 hectares de terra conseguiram produzir cerca de 150 toneladas de arroz agroecológico entre 2019 e 2020, fazendo um contraponto à forma como os produtores convencionais produzem e distribuem o arroz, como aponta Elielma Barros, integrante da direção estadual do MPA SE “Foi um desafio. Existe um uso muito grande de agrotóxicos aqui na região, e além disso a rizicultura convencional tem pouca autonomia, porque é levado para outras regiões e vendida por atravessadores. O arroz que fica na região não é suficiente para o consumo, porque a estrutura comercial daqui não possibilita a venda pelos próprios agricultores” explica. 
Diante desse cenário, a comemoração da colheita é uma prova da possibilidade de produzir na região de maneira ambiental e socialmente sustentável, mas que também precisa de investimento público para crescer, como Elielma elenca “Nós estamos comemorando porque é possível produzir alimento saudável nessa região a partir da agroecologia e também estamos cobrando as autoridades por investimentos para construir mais experiências agroecológicas, porque esse é um compromisso do movimento, mas a gente precisa de políticas públicas que possam fortalecer as práticas na região”.

Editado por: Monyse Ravena
Tags: agroecologiaarrozpernambucosergipe
loader
BdF Newsletter
Escolha as listas que deseja assinar*
BdF Editorial: Resumo semanal de notícias com viés editorial.
Ponto: Análises do Instituto Front, toda sexta.
WHIB: Notícias do Brasil em inglês, com visão popular.
Li e concordo com os termos de uso e política de privacidade.

Veja mais

sem destinação

Brasil tem área de florestas do tamanho de Santa Catarina sob alto risco de grilagem, diz estudo

MARCO CIVIL

STF suspende sessão sobre responsabilização das redes sociais 

MAIS UM CASO

Estado do Rio registra quarta morte por febre do Oropouche

Aprovada na Câmara

Lei do Mar é avanço contra especulação e em defesa da costa brasileira, comemora ambientalista

Acusada de racismo

Relator recomenda arquivamento de processo contra vereadora de SP que gritou ser ‘branca, rica e bonita’ 

  • Quem Somos
  • Publicidade
  • Contato
  • Newsletters
  • Política de Privacidade
  • Política
  • Internacional
  • Direitos
  • Bem viver
  • Socioambiental
  • Opinião
  • Bahia
  • Ceará
  • Distrito Federal
  • Minas Gerais
  • Paraíba
  • Paraná
  • Pernambuco
  • Rio de Janeiro
  • Rio Grande do Sul

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Apoie
  • TV BDF
  • Regionais
    • Bahia
    • Ceará
    • Distrito Federal
    • Minas Gerais
    • Paraíba
    • Paraná
    • Pernambuco
    • Rio de Janeiro
    • Rio Grande do Sul
  • Rádio Brasil De Fato
    • Radioagência
    • Podcasts
    • Seja Parceiro
    • Programação
  • Política
    • Eleições
  • Internacional
  • Direitos
    • Direitos Humanos
    • Mobilizações
  • Bem viver
    • Agroecologia
    • Cultura
  • Opinião
  • DOC BDF
  • Brasil
  • Cidades
  • Economia
  • Editorial
  • Educação
  • Entrevista
  • Especial
  • Esportes
  • Geral
  • Meio Ambiente
  • Privatização
  • Saúde
  • Segurança Pública
  • Socioambiental
  • Transporte
  • Correspondentes
    • Sahel
    • EUA
    • Venezuela
  • English
    • Brazil
    • BRICS
    • Climate
    • Culture
    • Interviews
    • Opinion
    • Politics
    • Struggles

Todos os conteúdos de produção exclusiva e de autoria editorial do Brasil de Fato podem ser reproduzidos, desde que não sejam alterados e que se deem os devidos créditos.