Greve

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 18 de fevereiro de 2020

Suspensão de demissão massiva em subsidiária da Petrobras no Paraná é destaque no programa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

As demissões na Fábrica de Fertilizantes da Petrobras (Fafen-PR) foram suspensas pela desembargadora Rosalie Michaele Bacila Batista, do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, até 6 de março, para que seja aberta negociação. No Jornal Brasil Atual Edição da Tarde, recebemos o presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, que confirmou a suspensão das demissões e afirmou que a greve dos petroleiros está mantida. Outras reivindicações estão pendentes, como a suspensão de medidas arbitrárias tomadas pela Petrobras de modo unilateral. 

"Essa decisão respeita o acordo coletivo que foi negociado entre as partes, em novembro de 2019, que contou com a mediação do Tribunal Superior do Trabalho", disse Bacelar sobre a decisão da desembargadora. 

"Para que a greve seja suspensa, nós precisamos que a gestão da Petrobras também suspenda, ou seja obrigada a suspender, as medidas arbitrárias e unilaterais que foram implementadas desrespeitando a negociação coletiva e seus fóruns que estão garantidos no nosso acordo coletivo de trabalho", disse o presidente da FUP, em referência às demissões e transferências em massa e à utilização metas de segurança, saúde e meio ambiente como critérios para pagamento de bônus e concessão de vantagens.

O jornal também traz a repercussão massiva e negativa das ofensas sexistas de Jair Bolsonaro à repórter da Folha de S. Paulo, Patrícia Campos Mello. A diretora do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, Priscila Chandretti lembrou que em 2019 foram mais de 100 ataques de Bolsonaro a jornalistas. Para a dirigente, o presidente usa a misoginia como instrumento para desqualificar a imprensa e se proteger contra denúncias do seu governo.

O programa fala sobre o arquivamento, sem investigação por parte da Comissão de Ética Pública da Presidência de República, da denúncia sobre conflito de interesse que envolve o chefe da Secom, Fábio Wajngarten. 

----------

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, nas frequências da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz), e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual. 

 


 

Edição: Mauro Ramos