Ferroviários

Morre aos 96 anos Raphael Martinelli, um dos fundadores da ALN ao lado de Marighella

Com 70 anos de militância, Martinelli esteve ao lado de Marighella na fundação da Ação Libertadora Nacional

|
Raphael Martinelli foi um importante militante contra a ditadura militar - Reprodução

Dos 96 anos de vida, pelo menos 70 foram de luta. Essa foi a trajetória de Raphael Martinelli, importante líder sindical dos ferroviários e um dos fundadores da Ação Libertadora Nacional, ao lado do guerrilheiro Carlos Marighella.

Para os amigos, era um homem de acertos. Morreu em decorrência de dois tipos de câncer, nos ossos e no fígado, na manhã deste domingo (16/2).

Atualmente, era presidente da Liga Latino-Americana dos Irredentos, grupo de que promove o resgate e socialização da memória das resistências populares. O militante Geraldo Sardinha, 75 anos, que também integra a Liga, contou que até o último dia o líder sindical se preocupou com o processo revolucionário.

“Ontem ele me mandou um áudio falando que temos que manter a luta viva, pensando na juventude. Ele falou ‘camarada, não deixe cair a nossa proposta, siga em frente, pois temos uma tarefa com a América Latina'”, conta.

Martinelli foi perseguido por mais de duas décadas e presos duas vezes: em 1955, quando era líder sindical dos ferroviários, e em 1970, como militante de resistência contra a ditadura militar.

Na segunda prisão, Martinelli foi torturado dentro dos centros de repressão do DOI-Codi (Destacamento de Operações de Informação – Centro de Operações de Defesa Interna) e Deops (Delegacia de Ordem Política e Social), concluindo sua pena no antigo Presídio Tiradentes, em São Paulo.

Em 2014, Martinelli virou livro. A biografia Estações de Ferro conta sua trajetória política, como líder sindical e ex-militante do Comando Geral dos Trabalhadores e do Partido Comunista Brasileiro. Raphael também teve um papel importante na constituição do Memorial da Resistência. Lutou por sua criação, apoiando e participando de todas as ações da instituição.

Geraldo Sardinha conta que foi um golpe duro saber da morte do amigo. “Para sermos militantes, temos que ter muitos sentimentos e amores. Para lutar essa luta precisamos abrir mão de muitas coisas. Foram momentos de alegria, de discussões e aprendizados”, relembra.