Memória

MST inaugura refeitório em homenagem a Paula Oliveira Adissi

Militante foi lembrada durante as comemorações de 30 anos do MST da Paraíba

Brasil de Fato | João Pessoa (PB) |
Momentos antes da inauguração do refeitório Paula Oliveira Adissi - Christian Woa

A comemoração de 30 anos do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) da Paraíba foi marcada por uma homenagem à memória e à militância da feminista Paula Oliveira Adissi. No Centro de Formação João Pedro e Elisabeth Teixeira, no município de Lagoa Seca, centenas de lutadoras e lutadores do povo se reuniram para inaugurar o refeitório com o nome de Paula.

O local, que já foi palco por diversas vezes de encontro formativos de mulheres, com a presença da militante homenageada, hoje é lugar de lembrança. "Devemos seguir o exemplo de Paula para seguir na resistência", diziam as palavras dos militantes do MST.


Momentos antes da inauguração do refeitório que leva o nome de Paula Adissi / Foto: Christian Woa

Tamanho é o exemplo de Paula para a luta do povo paraibano e brasileiro, que o MST conseguiu reunir grande parte do campo progressista da Paraíba no evento. Estavam presentes o movimento feminista que Paula fazia parte - a Marcha Mundial das Mulheres, a família de Paula, o partido político que a militante construiu desde sempre (PT), a Consulta Popular e representantes do Governo do Estado, que compareceram em peso ao evento.

O secretário de Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, falou do compromisso do governador João Azevêdo (Cidadania) com a reforma agrária. Luiz Couto e comitiva da Secretaria de Agricultura Familiar também compareceram. Prestigiaram a homenagem, a deputada estadual, Cida Ramos (PSB), o mandato da deputada Estela Bezerra, representantes do movimento sindical e da Frente Brasil Popular. Além da mensagem simbólica, através de uma gravação de áudio, o ex-governador Ricardo Coutinho saudou e parabenizou o MST.


Mãe e Pai de Paula inauguraram a placa  com o nome da filha no refeitório / Foto: Christian Woa

Durante a solenidade, Paula também foi homenageada pela compositora Cida Dyas com a música intitulada Mulher.


Cantora Cida Dyas e banda cantaram canções em tributo a homenageada. / Foto: Christian Woa. 

Homenageada

Paula Oliveira Adissi era militante da Consulta Popular, jornalista e editora do Jornal Brasil de Fato da Paraíba, tendo sua atuação fortemente marcada no feminismo da Marcha Mundial das Mulheres, ela, que morreu aos 37 anos, em 5 de dezembro de 2019, por causa de um câncer de colo do útero, deixou uma mensagem de união às mulheres de todo mundo, dizendo: "Mulheres, peguem cada uma o seu papel e se juntem. Juntem-se, mulheres!". E ao se despedir do corpo, também falou que onde estivesse, estaria na luta. Foi com essa frase, que em sua homenagem e memória, uma placa foi anexada às paredes do refeitório nomeado Paula Oliveira Adissi.


Família de Paula e a placa do Refeitório / Foto: Christian Woa

Dilei Schiochet, dirigente estadual do MST, finalizou a homenagem a Paula dizendo: "que sejamos luz na resistência e que sigamos todos o exemplo de Paula, onde quer que estejamos".

Fonte: BdF Paraíba

Edição: Heloisa de Sousa