Avenida do samba

SP: Em noite derradeira do carnaval, Gaviões e Mocidade entram em grupo de favoritos

Histórias de amor e o empoderamento feminino através das orixás foram os enredos que ganharam o sambódromo

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Na próxima terça-feira (26), os paulistanos conhecerão a escola campeã do carnaval - Foto: Joyce Cury/SPTuris

A última noite de desfiles do carnaval de São Paulo colocou mais duas escolas de samba no grupo das favoritas ao título: Gaviões da Fiel e Mocidade Alegre. As duas se unem à Mancha Verde, Dragões e Império da Casa Verde, que desfilaram na última sexta (22). A decisão sobre a campeã sai na próxima terça-feira (26).

Continua após publicidade

Com enredo mais interessante da noite, a Mocidade Alegre celebrou as orixás femininas. Obá, Oyá, Yabá e Oxum foram apresentadas na avenida pela fé em um mundo melhor através do empoderamento feminino. O samba-enredo “Do canto das Yabás renasce uma nova morada” contagiou o público na arquibancada, que respondeu aos puxadores da agremiação.

A torcida Gaviões da Fiel completa 50 anos em 2020. Porém, desfila há 30 anos. Para o ano festivo, contratou o carnavalesco multicampeão do carnaval carioca, Paulo Barros, que cuidou do enredo “Um não sei o que, que nasce não sei onde, vem não sei como e explode não sei porquê”, que contou diversas histórias de amor na avenida, com especial destaque para os casais que representavam Romeu e Julieta, de William Shackspare, na comissão de frente.

Veja fotos dos desfiles da última noite:

A Pérola Negra abriu o segundo dia de desfiles. A escola enfrentou, no último dia 10 de fevereiro, uma enchente em seu barracão, que culminou na perda de 40% das fantasias da agremiação.

A Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo determinou, então, que os adereços com defeitos da Pérola Negra não tirarão pontos da escola no quesito Fantasia. Na avenida, a escola apresentou o enredo “Bartali Tcherain – A estrela cigana brilha na Pérola Negra”, que contou a história do povo cigano.

Recém chegada ao grupo principal do carnaval de São Paulo, a Colorado do Brás foi a avenida preocupada em se manter na elite. A escola optou por contar a história de Dom Sebastião, que aos três anos de idade herdou o trono de Portugal. 

:. Veja como foi o primeiro dia de desfile das escolas de São Paulo 

A Águia de Ouro levou o conhecimento para a avenida. O enredo “O poder do saber - Se saber é poder….Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”. Durante o desfile, a escola homenageou o educador Paulo Freire, alvo constante de ódio do presidente Jair Bolsonaro.

A Vila Maria apresentou a China como superpotência e narrou a ascensão econômica do país oriental. “O sonho de um povo embala o samba e faz a vila sonhar” é o nome do enredo da escola, que sonha com o seu primeiro título. Os carros alegóricos da agremiação impressionaram na avenida, um deles carregava uma grande representação do filósofo chinês Confúcio.

Fechando os desfiles do grupo especial de São Paulo, a Rosas de Ouro, dona de sete títulos do carnaval paulistano, apresentou para o público que ainda estava no Anhembi com o dia amanhecendo, o enredo “Tempos Modernos”, que mostrou a quarta revolução industrial e as novas tecnologias aplicadas na rotina das pessoas. Entre as novidades, a agremiação distribuiu pontos de monitoramento para acompanhar, via chip, o andamento da escola na avenida, para garantir que os passistas terminassem o cortejo dentro dos 70 minutos. 

Edição: Camila Salmazio