Rio Grande do Sul

GOVERNO

Nota em Defesa da Democracia ameaçada pela Presidência da República

Comitê em Defesa da Democracia lança nota sobre as últimas manifestações de Bolsonaro

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"O ataque às instituições democráticas e a instalação de um clima de confronto e terror são práticas tradicionais dos movimentos fascistas e neofascistas em todo o mundo" - Fernando Souza/AFP

Em nota, o Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direitos faz um chamado à defesa da democracia no Brasil, "ameaçada pelo Presidente da República", alertando para a necessidade de estar atento às iniciativas do governo federal de ataque às instituições democráticas. O texto conclama todas as forças políticas democráticas, independente de partidos e matizes políticas, a se unificarem em uma Grande Frente Democrática capaz de defender a Constituição Federal e de restabelecer a normalidade democrática no país. Confira:

NOTA EM DEFESA DA DEMOCRACIA ameaçada pela Presidência da República

Mais uma vez o Brasil está diante do risco de uma quebra radical da ordem democrática. O presidente da República, com o apoio do general chefe do Gabinete de Relações Institucionais, está conclamando seus apoiadores para manifestação contra o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal, instituições que, no sistema democrático, têm sua independência e poderes garantidos pela Constituição.

Em vez de governar respeitando a expressão das divergências políticas e o diálogo, próprios da democracia, o presidente Jair Bolsonaro e seus aliados buscam mobilizar seus seguidores nas ruas para intensificar ainda mais o confronto político estabelecido no país desde a campanha presidencial de 2018 e crescentemente agravado desde o início do atual mandato presidencial.

Nos últimos dias, este posicionamento se expressou claramente na escalada de postagens nas redes sociais incitando o confronto e a eliminação física dos adversários do atual governo.

Nas redes sociais, circulam, em volume que comprova a existência de uma ação articulada e promovida por centenas ou talvez milhares de robôs cibernéticos, convocações para manifestações repletas de ofensas e ameaças ao Poder Legislativo e ao Supremo Tribunal Federal, o que tipifica crime de responsabilidade quando realizadas pelo Presidente da República.

Ao mesmo tempo, a existência de ações e movimentos ilegais de grupos em corporações policiais de diversos estados do país e os motins ocorridos, sem que o governo federal tenha se posicionado firmemente contra eles, são evidências de que o caos está se instalando de forma planejada e articulada.

O ataque às instituições democráticas e a instalação de um clima de confronto e terror são práticas tradicionais dos movimentos fascistas e neofascistas em todo o mundo. Elas visam à construção de pretextos que justifiquem o emprego disseminado da força para silenciar as manifestações contrárias a iniciativas do governo e a liberdade de expressão em geral.

Diante deste quadro político, o Comitê em Defesa da Democracia e do Estado Democrático de Direito a) alerta a população para a necessidade de estar atenta às iniciativas do governo federal de ataque às instituições democráticas e b) conclama as forças políticas democráticas de todos os partidos, instituições e movimentos de diferentes matizes políticos a se unificarem em uma Grande Frente Democrática capaz de defender a Constituição Federal e de restabelecer a normalidade democrática no país.

Edição: Marcelo Ferreira