O estado do Rio de Janeiro tem 19 casos suspeitos do novo coronavírus confirmados pelo Ministério da Saúde na tarde desta sexta-feira (28). No Brasil, 182 pacientes estão sob investigação e o primeiro caso da doença foi diagnosticado em São Paulo na última quarta-feira (26).
Sem casos confirmados no Rio, o secretario de Saúde do estado Edmar Santos tranquilizou a população fluminense e explicou que o plano de contingência está em funcionamento.
"Temos desde o final de janeiro um plano de contingência que está alinhado entre secretaria estadual , municípios, hospitais militares e universitários, e mesmo a rede privada de saúde. A cada momento que uma nova etapa for acontecer nós viremos a público para falar com toda transparência quais serão as medidas, e as orientações que vocês devem seguir", disse o secretario nas redes sociais.
Alguns dos casos suspeitos do coronavírus no estado divulgados são em Macaé (1), Niterói (2), Nova iguaçu (1), Rio de Janeiro (2), Paraty (2) e uma pessoa com residência desconhecida internada também em Niterói. Os pacientes tem sintomas respiratórios e histórico de viagem para países com circulação do vírus. O Ministério da Saúde monitora 16 países com transmissão ativo do coronavírus.
Prevenção
O novo coronavírus (COVID-19) é de uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Os principais sintomas são semelhantes a um resfriado qualquer como febre, tosse e falta de ar. Portanto, a prevenção ao coronavírus é a mesma das doenças transmitidas por via respiratória.
As recomendações são: lavar regularmente as mãos com água corrente e sabão até o pulso ou fazer a higienização com álcool gel, cobrir o nariz e a boca ao espirrar e tossir com lenço de papel e jogar no lixo, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar ambientes fechados com muita aglomeração.
Diversos boatos sobre o coronavírus tem circulado na internet. Informações falsas – ou "fake news" – causam pânico e confundem a população sobre as medidas de prevenção realmente eficazes contra a doença. O Ministério da Saúde desmentiu algumas. Clique aqui e confira.