Governo Doria

Jornal Brasil Atual Edição da Tarde | 3 de março de 2020

Aprovação da reforma da Previdência em São Paulo e repressão contra servidores são destaques do programa

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |

Ouça o áudio:

Ouça o programa ao vivo das 17h às 18h30 na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz) e através do site do Brasil de Fato - Juliana Almeida | RBA

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma na Previdência do estado de São Paulo foi aprovada nesta terça-feira (3), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em meio a protestos de servidores contrários à proposta. Os trabalhadores foram duramente reprimidos pela Polícia Militar. 

"O pessoal veio com a mobilização para barrar a votação do segundo turno da previdência, fomos barrados de entrar no Plenário. A polícia foi truculenta, bateu no pessoal que estava fazendo mobilização, jogou gás de pimenta. Foi trágico e acabou por aprovar a reforma, uma perda terrível, um retrocesso", contou Janaina Edi da Silva, funcionária do sistema penitenciário de São Paulo. 

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde recebe o organizador do livro “O Mito da Austeridade”, Antonio Corrêa de Lacerda, que é professor na Pontifícia Universidade Católica da São Paulo (PUC-SP), e um dos autores do mesmo livro, o economista André Paiva Ramos. Na publicação, os autores argumentam que as políticas de cortes de investimento público só prejudicam o crescimento econômico e o combate à desigualdade social.

“Tem prevalecido no Brasil essa ideia de que se você cortar gastos públicos e cuidar das despesas, isso traria um resgate da confiança dos empresários e a volta o crescimento econômico. Ou seja, imaginar que via corte de gastos você tem uma recuperação da economia. O que mostramos no livro é exatamente o contrário. Ao cortar gastos você pressiona e limita os programas sociais, limita a capacidade de consumo, limita a capacidade de investimento do Estado e, por si só, agrava a crise", afirma Lacerda.

O ex-secretário de Habitação de São Vicente, Emerson Santos, participa ao vivo no jornal para atualizar sobre a situação na Baixada Santista, onde as chuvas causaram deslizamentos de terra, deixando 16 pessoas mortas e 32 desaparecidas.

Confira todos os destaques no início do programa
------

O Jornal Brasil Atual Edição da Tarde é uma produção conjunta das rádios Brasil de Fato e Brasil Atual. O programa vai ao ar de segunda a sexta das 17h às 18h30, nas frequências da Rádio Brasil Atual na Grande São Paulo (98.9 MHz) e noroeste paulista (102.7 MHz), e pela Rádio Brasil de Fato (online). Também é possível ouvir pelos aplicativos das emissoras: Brasil de Fato e Rádio Brasil Atual.   

Edição: Mauro Ramos