Podcast

Confira o programa Bem Viver desta quarta-feira (04/03)

O Brasil tem uma estrutura construída pelo SUS, mas ela precisa ter condições de trabalho

Ouça o áudio:

Passageiros usam máscaras de proteção no aeroporto internacional de Santiago, no Chile - Javier Torres/ AFP
O Brasil tem uma estrutura construída pelo SUS, mas ela precisa ter condições de trabalho

O avanço do novo coronavírus pelo mundo é destaque na edição do programa Bem Viver desta quarta-feira (26). Com dois casos do Covid-19 confirmados e 488 suspeitos, será que o Brasil está preparado para barrar a circulação do vírus? O país tem recursos para enfrentar uma possível epidemia?

Quem responde a esses questionamentos é o ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, médico infectologista e deputado federal (PT-SP). Segundo ele, o Brasil tem vantagens, por exemplo, em relação à China, onde começou o surto da doença. 

Ele ressalta, sobretudo, o conhecimento de informações já publicadas sobre o novo coronavírus e o fato de o país ter uma rede de Vigilância em Saúde bem estruturada.

“O Brasil tem uma estrutura construída pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas ela precisa ter condições de trabalho para que a gente evite uma tragédia tão grande como a que tivemos na China”, aponta.

Apesar da atuação eficiente da Vigilância em Saúde, o ex-ministro destaca que os cortes orçamentários promovidos no SUS desde a gestão de Michel Temer (MDB) e que persistiram no governo de Jair Bolsonaro (sem partido) podem impactar nas ações de bloqueio da circulação do nov coronavírus.

“Nós temos todas as condições de enfrentar [uma epidemia], desde que o governo Bolsonaro não tenha a postura que está tendo ao longo desse período, e que teve em 2019, de sufocar o Sistema Único de Saúde. Nós tivemos um corte - só em 2019 - de mais de R$ 10 bilhões no orçamento da Saúde, por conta da Emenda Constitucional 95, que vale desde o governo Temer”, afirma. 

Durante a entrevista, Padilha também falou sobre o combate às fake news que circulam sobre a doença e reforçou os cuidados necessários para prevenir a infecção. 

Agroecologia 

Além de informações sobre o novo coronavírus, esta edição também apresenta uma experiência sustentável desenvolvida no Assentamento Milagres, no Rio Grande do Norte. No local, os camponeses utilizam água de reúso para a produção agroecológica de alimentos.

Sintonize

O programa Bem Viver vai ao ar toda quarta-feira, a partir das 9h, com reprise aos domingos, às 10h, na Rádio Brasil Atual. A sintonia é 98,9 FM em São Paulo e 102,7 FM no noroeste paulista.

A programação também estará disponível na rádio web do Brasil de Fato, toda sexta-feira, às 9h no site da Rádio Brasil de Fato.

 

Edição: Geisa Marques