Dia Internacional

Em BH, mulheres saem às ruas para construir esperança no 8 de março

A ação tem concentração às 9h na Ocupação Pátria Livre e percorrerá a região central da capital mineira

Brasil de Fato | Belo Horizonte (MG) |
8 de marco
Em 2020, tema do 8M é "Só da luta brota a liberdade" - Mídia Ninja

Março é o mês em que mulheres do mundo todo saem às ruas para reivindicar direitos iguais. No Brasil, o cenário é de aumento da violência machista, de ataques aos direitos trabalhistas e previdenciários, de precarização do trabalho e informalidade causados pelo governo de Jair Bolsonaro (sem partido).

“A gente está vivendo um retrocesso em relação às políticas sociais e a gente sabe que isso afeta diretamente a vida das mulheres, principalmente das mulheres negras. É preciso denunciar sim, mas apontar um cenário de esperança que brota somente através da luta das mulheres”, ressalta Lorena Lemos, da Frente Brasil Popular.

Com o tema “Só da luta brota a liberdade”, o 8M Popular de Belo Horizonte é uma das atividades que marcam a cidade no próximo domingo (8). Com concentração marcada para as 9h, na ocupação Pátria Livre, na Rua Pedro Lessa, 435, na Pedreira Prado Lopes, o ato cultural sairá em direção à Praça Sete, onde se juntará com outras mulheres, e será encerrado na Praça da Estação.

Dia de luta e carnaval

A manifestação será conduzida por uma bateria feminina composta por batuqueiras do carnaval de Belo Horizonte. A construção é uma pareceria entre a Frente Brasil Popular e mulheres que compõe a cena musical da cidade. “Para nós, a cultura tem um papel transformador na sociedade”, afirma Lorena.

O evento é aberto e haverá um espação dedicado às mães e crianças que queiram participar do cortejo. Mais informações, no perfil @8mpopular no Instagram.

Serviço

O que: 8M Popular – Dia Internacional de Luta das Mulheres

Quando: 8 de março

Onde: Ocupação Pátria Livre – Rua Pedro Lessa, 435, na Pedreira Prado Lopes, BH

Evento aberto

Fonte: BdF Minas Gerais

Edição: Joana Tavares e Rodrigo Chagas