Rio Grande do Sul

8 DE MARÇO

Artigo | As mulheres do mundo contra a barbárie capitalista

Para Berna Menezes, "o Brasil se transformou em um verdadeiro inferno para a vida das mulheres".

Brasil de Fato | Porto Alegre |
"A resposta vai começar com o 8M, continuará com a exigência de justiça para Marielle" - Mídia Ninja

O Dia Internacional da Mulher nasceu da luta por direitos políticos, sociais e trabalhistas iguais. Este ano não será diferente. Nossa luta se expandiu e diante da catástrofe que o capitalismo nos está impondo em todo o mundo, mulheres tem protagonizado o que ficou conhecida como a Primavera Feminista. Um onda internacional de lutas encabeçada por mulheres em gigantescos protestos nas principais cidades do mundo.

O Brasil se transformou em um verdadeiro inferno para a vida das mulheres. Com um presidente machista e homofóbico, que estimula o armamento e a violência. O feminicídio aumentou com índices alarmantes, nos tornamos um dos países que mais mata mulheres. O drama do desemprego recai em primeiro lugar sobre nós mulheres. Os cortes nas verbas para saúde, educação e segurança também nos atinge em cheio, pois a “responsabilidade” com o cuidado com a família recai em quase sua totalidade, sobre os ombros das mulheres. Mesmo com tripla jornada de trabalho reconhecida socialmente, aumentaram a idade para nossa aposentadoria. Esses dados se tornam mais escandalosos quando se trata de mulheres negras e periféricas.

As catástrofes climáticas não são obra da natureza, são decisões políticas e tem enorme impacto, novamente sobre mulheres e crianças que perdem tudo e ficam desabrigadas, sem nenhum amparo do Estado. Nas recentes inundações em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, são as mulheres chorando por perder o que juntaram em uma vida e terão que começar do nada.

Portanto, dia 8 no Brasil não será diferente. Iremos às ruas lutar contra este governo. Alguns fatos em fevereiro, jogaram Bolsonaro no isolamento. O assassinato do miliciano Adriano e as implicações da família do presidente, a poderosa greve dos petroleiros que contou com ampla solidariedade social e a verdadeira surra no Carnaval de Norte a Sul do país, com blocos gritando Fora Bolsonaro! Além do poderoso desfile da Mangueira e da São Clemente.

Como uma fera ferida, ele ameaça fechamento do regime com ataques ao Congresso Nacional e STF, chamando sua tropa para as ruas no dia 15 de março. Alguém já disse: “ele pode muito, mas não pode tudo!” A resposta vai começar com o 8M, continuará com a exigência de justiça para Marielle e Anderson dia 14 deste mês, onde vamos exigir: quem são os mandantes deste assassinato que chamou a atenção do mundo! Também vamos unificar trabalhadores da educação, centrais e partidos políticos no dia 18 de março, contra a Reforma Administrativa e por Democracia!

 

Berna Menezes é da Executiva Nacional do PSOL e Direção da FASUBRA e da Assurgs

Edição: Katia Marko