SAÚDE

Rio de Janeiro confirma primeiro caso do novo coronavírus

Paciente de 27 anos é de Barra Mansa esteve na Itália em fevereiro e ficará em isolamento domiciliar

Brasil de Fato | Rio de Janeiro (RJ) |
Segundo o Ministério da Saúde, Rio de Janeiro tem 79 dos 636 casos suspeitos de coronavírus no Brasil - Josué Damacena (IOC/Fiocruz)

O primeiro caso confirmado do novo coronavírus no estado do Rio de Janeiro foi diagnosticado na cidade de Barra Mansa, no Sul Fluminense, nesta quinta-feira (5). A paciente é uma mulher de 27 anos que esteve recentemente na Itália, local que registra uma epidemia da doença.

Segundo o secretário de Estadual de Saúde, Edmar Santos, apesar da confirmação, o estado permanece no nível zero do plano de contingência porque não há sinal de circulação interna do vírus no Rio de Janeiro. A paciente ficará em isolamento domiciliar durante 20 dias a partir da manifestação dos primeiros sintomas.

O secretário tranquilizou a população, inclusive de Barra Mansa, dizendo que não há motivo para “pânico desnecessário no momento”. Segundo o Ministério da Saúde, o Rio de Janeiro monitora 79 dos 636 casos suspeitos de coronavírus no Brasil.

::País tem oito casos de coronavírus; dois pacientes foram infectados no Brasil::

Prevenção

O novo coronavírus (covid-19) é de uma família de vírus que causam infecções respiratórias. Os principais sintomas são semelhantes a um resfriado qualquer como febre, tosse e falta de ar. Portanto, a prevenção ao coronavírus é a mesma das doenças transmitidas por via respiratória.

As recomendações são: lavar regularmente as mãos com água corrente e sabão até o pulso ou fazer a higienização com álcool gel, cobrir o nariz e a boca ao espirrar e tossir com lenço de papel e jogar no lixo, não compartilhar objetos de uso pessoal, evitar ambientes fechados com muita aglomeração.

Diversos boatos sobre o coronavírus tem circulado na internet. Informações falsas - ou "fake news" - causam pânico e confundem a população sobre as medidas de prevenção realmente eficazes contra a doença. O Ministério da Saúde desmentiu algumas. Clique aqui e confira.

Fonte: BdF Rio de Janeiro

Edição: Rodrigo Chagas e Vivian Virissimo