Cultura

Meio ambiente e consumo são debatidos em exposição em São Paulo

Exposição reúne dez conjuntos produzidos a partir da reutilização de materiais descartáveis

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
Pintura, fotografia, colagem e escultura estão entre as técnicas utilizadas por Wilton Garcia - Divulgação

O debate da sustentabilidade está por trás da exposição instalação XXX_, que fica até o dia 22 de março na Caixa Cultural São Paulo, próxima à estação de Metrô da Sé, na capital paulista. A partir de técnicas como fotografia, desenho, escultura e pintura, o artista Wilton Garcia utiliza materiais descartáveis para compor as peças. 

Com entrada gratuita, das 9h às 19h, a mostra reúne dez conjuntos produzidos a partir do reaproveitamento de materiais. As obras buscam, por meio da reapropriação e do reuso de diversos materiais que poderiam ser considerados inutilizáveis ou "lixo", uma nova forma de compor e estar na arte.

Baixo o que classifica como experimentações poéticas, Garcia, que desde 2000 participa de exposições em São Paulo, Rio e Nova York, analisa que "entre estética, técnica e ética, os trabalhos desta exposição vasculham o resto, a sobra, para debater nossa (re)dimensão representacional de sujeito contemporâneo".

Além exposição , uma oficina de criação está prevista para o dia 22 de março, às 13h, também na Caixa Cultural, com o artista e o curador da mostra, Luciano Maluly.

Edição: Vivian Fernandes